OE2022: IL acusa Governo de "falta de visão" e "de confiança nas empresas e nas pessoas"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mai 2022 (Lusa) -- A deputada da Iniciativa Liberal Carla Castro considerou hoje que a proposta do Orçamento do Estado para 2022 mostra que o "Governo continua a demonstrar falta de visão" e de "confiança nas empresas e nas pessoas", anunciando o voto contra.

"O mundo mudou. Mas há algo que não mudou: um orçamento em que o Governo continua a demonstrar falta de visão e falta de confiança nas empresas e nas pessoas", declarou Carla Castro na sessão de encerramento da discussão na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), na Assembleia da República.

A liberal acusou o executivo de falta de confiança nas empresas ao não investir "verdadeiramente nas condições do crescimento económico e do tecido empresarial".

Carla Castro considerou que o OE2022 "não as alivia do fardo dos impostos, falha em funções básicas, e acha que o aumento das receitas fiscais pela inflação são melhor aplicados pelo Governo, do que devolvido ao bolso das pessoas".

"Este Governo não tem a ambição de transformar nem reformar e, por isso, este é um mau orçamento. Nós sabemos que a pandemia não foi escolha nossa, nós sabemos que a guerra não foi escolha nossa, nós sabemos que a inflação não foi escolha nossa. Mas sabemos que o Governo poderia escolher uma atitude diferente: o Governo poderia ter escolhido política diferentes!", exclamou.

A deputada frisou que o OE2022 "não contribui para a melhoria das empresas nem do crescimento para as áreas fundamentais, não contribui para o poder de compra das famílias".

"É por isso que este voto no Orçamento do Estado só podia ser um voto contra", anunciou Carla Castro.

A deputada considerou que o "Governo parece ter dois objetivos" com a proposta orçamental: "resistir a fazer reformas e gastar os milhões dos fundos".

"Mas o objetivo do Orçamento do Estado não deveria ser tão pouco ambicioso: preparar o futuro de um país não é resistir à mudança, preparar o futuro não é evitar reformas. Sobretudo, preparar o futuro requer coragem, requer força de vontade, obriga a dar mais importância ao país do que ao partido", criticou.

Para Carla Castro, o OE2022 devia prever "medidas para preparar Portugal para as gerações seguintes" e para um "país virado para o crescimento da economia e não para o crescimento da máquina do Estado".

"Trazer um futuro ao nosso país não é resistir à mudança, e isto ainda menos se justifica quando se está perante o maior volume de fundos de sempre, e ainda menos se justifica quando temos a geração mais formada de sempre", reforçou.

Continuando com as críticas, a deputada liberal disse que, ao não atualizar os escalões de IRS, o Governo está "na prática a aumentar os impostos", numa altura em que, em abril, a inflação "já passou os 7%".

"Temos um governo viciado em impostos, e quem paga o vício são os contribuintes. Na prática está o Governo a dizer que sabe onde se deve gastar o lucro inesperado dos impostos, em vez de repor o dinheiro no bolso das famílias. A Iniciativa Liberal confia mais quer nas empresas, quer nas pessoas", afirmou.

Elencando assim as cinco medidas da Iniciativa Liberal que foram introduzidas na proposta orçamental -- como a "antecipação do estatuto do bolseiro" ou a "melhoria do portal da transparência" --, Carla Castro defendeu que o seu partido contribuiu "para fazer a diferença".

"Em cada uma destas medidas, estão valores liberais, está trabalho, trabalho de que nos orgulhamos. Mas este não é o nosso orçamento e sabe a pouco para o país: é que o país precisava de uma mudança, mas este Governo escolheu resistir", concluiu.

TA // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.