Avaliação bancária para compra de casa sobe 13% para 1.356 euros/m2 em abril

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mai 2022 (Lusa) -- O valor mediano de avaliação bancária nos pedidos de crédito à habitação foi de 1.356 euros por metro quadrado em abril, mais 13% em termos homólogos e mais 25 euros do que em março, adiantou hoje o INE.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em termos homólogos, a taxa de variação fixou-se em 13%, em abril, superior à de 12,1% registada em março.

A variação homóloga mais intensa registou-se no Algarve (16,2%) e a menor na Região Autónoma dos Açores (6,7%).

Já o maior aumento face ao mês anterior registou-se na região Centro (1,7%), enquanto as únicas regiões que apresentaram uma variação em cadeia negativa foram os Açores e a Madeira, com descidas de 0,5% e 0,3%, respetivamente.

A autoridade estatística refere também que o número de avaliações bancárias consideradas ascendeu a cerca de 32.000, o que representa um acréscimo de 15% relativamente ao mesmo período do ano anterior, "pese embora esta evolução deva estar influenciada por um efeito base decorrente das medidas de contenção da pandemia, implementadas no início de 2021".

MPE // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.