Covid-19: Hospital São João mantém nível de contingência mas pode alargar espaços

| Norte
Porto Canal com Lusa

 O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) decidiu hoje não elevar o nível de contingência para a covid-19, mantendo-se no patamar 2 que pode implicar o alargamento de espaços de enfermaria, mas não a interrupção de atividade programada.

"Será revista a necessidade [de mudar ou não de nível de contingência] durante a semana", disse o CHUSJ em mensagem enviada às redações.

Já contactada pela agência Lusa, fonte do CHUSJ confirmou que a manutenção do plano de contingência no nível 2 pode significar o alargamento de espaços, nomeadamente com abertura de novas enfermarias, mas não está em causa a suspensão de atividade programada (consultas e cirurgias).

No CHUSJ estão à data de hoje internados 104 doentes com SARS-CoV-2, 11 dos quais em cuidados intensivos.

A manutenção no nível de contingência atual é possível graças a "um elevado esforço de gestão e planeamento de camas e recursos humanos", lê-se na nota do CHUSH.

De acordo com a mesma fonte, a afluência aos serviços de urgência diminuiu durante o fim de semana.

No entanto a taxa de positividade à covid-19 foi de 55% no sábado e 43% no domingo, nos doentes com queixas respiratórias.

Na quarta-feira, o diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do CHUSJ, Nelson Pereira, avançou que estava a ser ponderada a ativação do nível de contingência deste centro hospitalar.

"Estamos a chegar às 08:00 de cada dia sem nenhuma vaga no hospital", disse Nelson Pereira, que, em declarações aos jornalistas junto ao serviço de urgência deste hospital, explicou estar em causa a ativação do nível 3 do plano de contingência, a qual poderia implicar suspensão de 20% da atividade programada.

O responsável contou que o CHUSJ somava cerca de 200 profissionais infetados e aproveitou para exigir medidas "coerentes" à tutela.

"Não tenho dúvida nenhuma da necessidade de generalizar o acesso aos testes para que os serviços de urgência, que são neste momento o ponto mais fulcral desta pressão, possam ser aliviados. Enterrar a cabeça na areia não faz sentido", referiu.

PFT//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.