EXCLUSIVO.

Vírus 'monkeypox' chega a Portugal. DGS confirma pelo menos cinco casos e 20 suspeitos

EXCLUSIVO.
Vírus 'monkeypox' chega a Portugal. DGS confirma pelo menos cinco casos e 20 suspeitos
| País
Porto Canal

O vírus 'monkeypox', a varíola dos macacos, chegou a Portugal e já há pelo cinco casos confirmados. O Porto Canal sabe que os doentes são todos homens e a situação está ser acompanhada pelas autoridades de saúde para se perceber a ligação entre os casos.

Esta é uma doença viral geralmente transmitida pelo toque ou mordida de animais selvagens infetados, como ratos ou esquilos na África Ocidental e Central.

Os primeiros casos em solo europeu foram registados no Reino Unido.

A doença não se transmite facilmente entre pessoas, mas as autoridades de saúde britânicas não descartam a possibilidade de transmissão em caso de contacto extremamente próximo com uma pessoa infetada.

Atualizado 18-05-2022 08:49

Ao que o Porto Canal sabe, a febre, dores musculares, calafrios, fadiga e erupções cutâneas fazem parte dos principais sintomas associados a esta doença.

Atualizado 18-05-2022 10:39

Em comunicado, a DGS confirmou a suspeita de 20 casos, sendo que na maioria são jovens, todos do sexo masculino e, apresentam-se estáveis.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).