Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

OE2022: PCP apresentou cerca de 300 propostas de alteração na especialidade

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 mai 2022 (Lusa) -- O PCP entregou cerca de 300 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), no âmbito da discussão na especialidade, um pouco menos que as apresentadas pelo partido para alterar o Orçamento anterior.

"Ao tudo, o PCP avançou com cerca de 300 propostas, cobrindo praticamente todas as áreas e setores da sociedade portuguesa, procurando assim responder a múltiplos problemas com que os trabalhadores, o povo e o país estão confrontados", argumentou hoje a líder parlamentar comunista, Paula Santos, em conferência de imprensa, na Assembleia da República.

Em 2020, altura em que o PCP ainda era um dos parceiros do Governo minoritário socialista, o partido tinha apresentado 344 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021.

No último dia de entrega de propostas para alterar o documento apresentado no início de abril pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, o grupo parlamentar do PCP propostas para o reforço da proteção social, nomeadamente o alargamento das licenças de maternidade e paternalidade para sete meses, com remuneração a 100% durante este período.

"Avançámos também com a valorização das longas carreiras contributivas, assegurando o direito à reforma, sem qualquer penalização e independentemente da idade, a quem tenha 40 anos de descontos", acrescentou Paula Santos.

O PCP também propõe reforçar o Complemento Solidário para Idosos, através do pagamento a 14 meses e sem "entraves à atribuição desta prestação".

A proposta de OE2022 vai ser discutida na especialidade entre os dias 23 e 25 de maio. O documento volta depois a plenário para a votação final global, agendada para 27 de maio.

AFE // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Ministro do Ambiente alerta para ações que acarretam risco para incêndio e valoriza trabalho realizado pelos sapadores florestais

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, alertou na manhã desta sexta-feira, em declarações ao Porto Canal, para as ações que acarretam risco de incêndio num momento onde exige que toda a população tenha maiores cuidados. Além disso, Duarte Cordeiro não deixou passar em branco todo o trabalho feito pelos sapadores florestais num dia em que se encontrou, numa visita a Caminha, com os trabalhadores que combatem diariamente na prevenção e controlo de incêndios.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

Festivais - Soam as guitarras