Ucrânia: Chefe do Pentágono pede cessar-fogo imediato em conversa com homólogo russo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 13 mai 2022 (Lusa) - O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, pediu hoje ao seu homólogo russo, Serguei Shoigu, um cessar-fogo "imediato" na Ucrânia, na primeira conversa telefónica entre os dois desde o início da guerra, informou o Pentágono.

Austin "exortou a um cessar-fogo imediato na Ucrânia e sublinhou a importância de manter as linhas de comunicação", informou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em comunicado.

O porta-voz disse que esta foi primeira vez que os dois responsáveis pela defesa conversaram desde 18 de fevereiro, seis dias antes do início da invasão russa da Ucrânia.

A 01 de março, uma semana após o início da invasão, Washington estabeleceu uma linha direta de comunicação com o Ministério da Defesa russo, com o objetivo de evitar erros de cálculo, incidentes militares e uma escalada de tensão entre as duas potências.

ANP // JH

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vários mortos em tiroteio na Dinamarca. Suspeito é dinamarquês e tem 22 anos

Várias pessoas morreram num tiroteio no centro comercial Field's, em Copenhaga, capital da Dinamarca, revelou a polícia. Uma pessoa foi detida.

Rússia anuncia controlo total da região ucraniana de Lugansk. Ucrânia desmente. 

O ministro da Defesa russo Serguei Shoigu afirmou hoje que as forças russas controlam toda a região ucraniana de Lugansk, no Donbass, depois de conquistada a cidade-chave de Lisichansk, alvo de combates intensos nos últimos dias.

Gazprom baixa exportações e UE prepara-se para viver sem energia russa

A Gazprom exportou no primeiro semestre menos 31% de gás do que no mesmo período do ano passado para os países fora do espaço da pós-soviética Comunidade de Estados Independentes (CEI).