Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Grande afluxo de automobilistas a Fátima mas sem constrangimentos

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 12 mai 2022 (Lusa) -- A cidade de Fátima está a registar desde o início da manhã um grande afluxo de automobilistas, que chegam para as cerimónias da peregrinação de hoje e sexta-feira ao Santuário, registando-se já lotação esgotada nalguns parques de estacionamento.

O capitão João Gaspar, das Relações Públicas da Guarda Nacional Republicana (GNR), disse à agência Lusa que, apesar deste afluxo, "a operação Fátima 2022 está a decorrer dentro da normalidade, sem grandes constrangimentos".

"Regista-se, no entanto, que os parques 3, 4, 5 e 6 estão já lotados, os parques 2 e 15 encontram-se com a lotação a 70% e os automobilistas estão já a ser encaminhados para os parques 11, 12, 13 e 14", adiantou o oficial da GNR.

As elevadas temperaturas e a necessidade de hidratação dos peregrinos são uma das preocupações que os elementos da GNR presentes em Fátima têm hoje de manhã, estando continuamente a procurar sensibilizar para essa situação os grupos de fiéis que vão chegando à Cova da Iria.

Na operação montada para acompanhar a peregrinação de hoje e sexta-feira, a GNR conta com um drone, revelou na quarta-feira o coronel Gonçalo Carvalho, comandante do Comando Territorial de Santarém daquela força.

Este responsável adiantou que, além do Comando de Santarém, nas operações de segurança, que se prolongam até domingo, estão envolvidos o Comando de Leiria, a Unidade Nacional de Trânsito ou a Unidade de Intervenção, num total de 700 militares da Guarda.

Equipas apeadas, de bicicleta ou a cavalo, vão estar em permanência na cidade de Fátima até domingo, na segunda fase da operação Peregrinação Segura 2022, cuja primeira fase se iniciou no dia 30 de abril e termina hoje.

Milhares de pessoas são esperadas hoje e na sexta-feira no Santuário de Fátima, na primeira grande peregrinação aniversária sem os constrangimentos provocados por dois anos de pandemia de covid-19.

As autoridades esperam uma afluência "próxima da habitual em anos pré-pandemia", embora no que respeita ao número de peregrinos a pé, esta peregrinação ainda fique aquém dos números de 2019, reconheceram à agência Lusa responsáveis pelo Movimento da Mensagem de Fátima, que coordena a Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé.

O arcebispo Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, preside às cerimónias.

 

JLG // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pelo menos três mortos em acidente com autocarro na A1

 Pelo menos três pessoas morreram, quatro ficaram feridas com gravidade e 26 com ferimentos ligeiros no acidente com um autocarro que se despistou esta manhã na A1, na zona da Mealhada, a caminho de Fátima, informou a Proteção Civil.

Atualizado 21-05-2022 12:17

Portugal com 23 casos confirmados de infeção pelo vírus 'monkeypox'

Mais nove casos de infeção pelo vírus 'monkeypox' foram confirmados em Portugal, totalizando 23, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que aguarda resultados relativamente a outras amostras.

Serviços mínimos não estão garantidos e há ambulâncias do INEM paradas

Mais de uma dezena de ambulâncias do INEM estão paradas devido à greve da Função Pública, segundo o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que revelou que o instituto não nomeou os elementos para garantir serviços mínimos, tarefa que o INEM diz não ser necessária.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.