Grande afluxo de automobilistas a Fátima mas sem constrangimentos

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 12 mai 2022 (Lusa) -- A cidade de Fátima está a registar desde o início da manhã um grande afluxo de automobilistas, que chegam para as cerimónias da peregrinação de hoje e sexta-feira ao Santuário, registando-se já lotação esgotada nalguns parques de estacionamento.

O capitão João Gaspar, das Relações Públicas da Guarda Nacional Republicana (GNR), disse à agência Lusa que, apesar deste afluxo, "a operação Fátima 2022 está a decorrer dentro da normalidade, sem grandes constrangimentos".

"Regista-se, no entanto, que os parques 3, 4, 5 e 6 estão já lotados, os parques 2 e 15 encontram-se com a lotação a 70% e os automobilistas estão já a ser encaminhados para os parques 11, 12, 13 e 14", adiantou o oficial da GNR.

As elevadas temperaturas e a necessidade de hidratação dos peregrinos são uma das preocupações que os elementos da GNR presentes em Fátima têm hoje de manhã, estando continuamente a procurar sensibilizar para essa situação os grupos de fiéis que vão chegando à Cova da Iria.

Na operação montada para acompanhar a peregrinação de hoje e sexta-feira, a GNR conta com um drone, revelou na quarta-feira o coronel Gonçalo Carvalho, comandante do Comando Territorial de Santarém daquela força.

Este responsável adiantou que, além do Comando de Santarém, nas operações de segurança, que se prolongam até domingo, estão envolvidos o Comando de Leiria, a Unidade Nacional de Trânsito ou a Unidade de Intervenção, num total de 700 militares da Guarda.

Equipas apeadas, de bicicleta ou a cavalo, vão estar em permanência na cidade de Fátima até domingo, na segunda fase da operação Peregrinação Segura 2022, cuja primeira fase se iniciou no dia 30 de abril e termina hoje.

Milhares de pessoas são esperadas hoje e na sexta-feira no Santuário de Fátima, na primeira grande peregrinação aniversária sem os constrangimentos provocados por dois anos de pandemia de covid-19.

As autoridades esperam uma afluência "próxima da habitual em anos pré-pandemia", embora no que respeita ao número de peregrinos a pé, esta peregrinação ainda fique aquém dos números de 2019, reconheceram à agência Lusa responsáveis pelo Movimento da Mensagem de Fátima, que coordena a Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé.

O arcebispo Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, preside às cerimónias.

 

JLG // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.