Urgências do Hospital São João batem novo recorde. Diretor da unidade aponta "disfunção crónica do funcionamento do serviço" e "crescimento significativo dos casos covid-19"

| Norte
Porto Canal

As urgências do Hospital de São João no Porto bateu, na passada segunda-feira, o número de admissões às urgências, chegando aos 1022 doentes, o maior número de urgências desde que há registo. Em declarações ao Porto Canal, o Diretor do serviço de urgências do Hospital São João, Nélson Pereira, explicou que existem dois fatores principais responsáveis por esta situação, desde logo "a disfunção crónica do funcionamento do serviço de urgências e o crescimento significativo dos casos covid-19" que não são graves e que muitas das vezes não justificam a ida às urgências. 

Além disso, para ainda agravar mais a situação "o SNS 24 continua a enviar indevidamente doentes para os serviços de urgência com situações simples e desnecessárias", contou Nélson Pereira. 

Para que se consiga reverter esta situação de afluência ao São João é preciso "apostar nos cuidados de saúde primários, apostar significativamente na requalificação de recursos humanos" e ainda é necessário ser coerente na aplicação de medidas, nomeadamente na "generalidade de acesso a testes covid-19 para não castigar os serviços  de urgência", afirmou o Nélson Pereira.

Entre as várias declarações, o diretor do serviço de urgências do Hospital São João referiu que esta afluência afeta a qualidade de trabalho de todos os profissionais e é evidente que poderá colocar em causa o atendimento de casos graves. 

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.