Urgências do Hospital São João batem novo recorde. Diretor da unidade aponta "disfunção crónica do funcionamento do serviço" e "crescimento significativo dos casos covid-19"

| Norte
Porto Canal

As urgências do Hospital de São João no Porto bateu, na passada segunda-feira, o número de admissões às urgências, chegando aos 1022 doentes, o maior número de urgências desde que há registo. Em declarações ao Porto Canal, o Diretor do serviço de urgências do Hospital São João, Nélson Pereira, explicou que existem dois fatores principais responsáveis por esta situação, desde logo "a disfunção crónica do funcionamento do serviço de urgências e o crescimento significativo dos casos covid-19" que não são graves e que muitas das vezes não justificam a ida às urgências. 

Além disso, para ainda agravar mais a situação "o SNS 24 continua a enviar indevidamente doentes para os serviços de urgência com situações simples e desnecessárias", contou Nélson Pereira. 

Para que se consiga reverter esta situação de afluência ao São João é preciso "apostar nos cuidados de saúde primários, apostar significativamente na requalificação de recursos humanos" e ainda é necessário ser coerente na aplicação de medidas, nomeadamente na "generalidade de acesso a testes covid-19 para não castigar os serviços  de urgência", afirmou o Nélson Pereira.

Entre as várias declarações, o diretor do serviço de urgências do Hospital São João referiu que esta afluência afeta a qualidade de trabalho de todos os profissionais e é evidente que poderá colocar em causa o atendimento de casos graves. 

+ notícias: Norte

Continuam as apostas no aeroporto do Porto. Lufthansa reforça a oferta para este verão

Há mais uma companhia que vai reforçar a frequência de voos a partir da cidade do Porto, durante este verão. A Swiss International Airlines, que pertence ao grupo Lufthansa, passará a ter 14 ligações diárias com destino a Zurique e Genebra.

O município salienta que este é o resultado de uma estratégia da região Norte para atrair transportadoras estrangeiras, como resposta ao desinvestimento da TAP.

Seca severa em Chaves: Bombeiros abastecem diariamente depósitos de água na aldeia de Nantes 

Os bombeiros estão a abastecer diariamente os depósitos de água na aldeia de Nantes, em Chaves, por causa da seca e do consequente enfraquecimento da nascente. Mesmo com esta ajuda há dias em que a água não é suficiente.

Saúde Mental em Portugal tem apenas 5% do investimento do SNS. Coordenador diz ser preciso duplicar recursos

O coordenador das políticas de Saúde Mental diz que é preciso duplicar o investimento nesta área do Serviço Nacional de Saúde. Miguel Xavier defende, ainda, que o maior desafio são os recursos humanos e medidas socioeconómicas.