Autarcas concordam com parecer desfavorável da Associação Nacional de Municípios à proposta do Orçamento do Estado

| Política
Porto Canal

Depois de na passada terça-feira, o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) dar parecer desfavorável à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022, vários foram os autarcas que concordaram com esse parecer. Em declarações ao Porto Canal, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga vê a medida com bons olhos, no entanto referiu que este parecer desfavorável já "vem descontextualizado no tempo". Ainda assim não deixa de louvar o "sinal positivo" desta inconcordânica por parte da ANMP, explicando que é um "sinal de maior independência e de maior assertividade na defesa dos interesses dos municípios da Associação Nacional de Municípios".

Ao Porto Canal, Miguel Alves, Autarca de Caminha reconheceu que "há de facto uma dissintonia entre aquilo que é necessário para poder realizar as competências da descentralização e aquilo que devia ser atribuído". Além disso, Miguel ALves lembrou que os municípios ainda não foram compensados pelos gastos extra trazidos pela pandemia .

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.