Jorge Nuno Pinto da Costa: "Se queremos que o FC Porto vença, temos que estar sempre juntos"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O Museu FC Porto recebeu o jantar de comemoração dos 40 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, que se assinalaram neste sábado, dia 23 de abril. No discurso que encerrou uma noite cheia de portismo, o líder máximo do clube voltou atrás no tempo e não esqueceu todos aqueles que o ajudaram a tornar-se no presidente mais titulado do mundo.

Sobre o futuro, Jorge Nuno Pinto da Costa apenas deixou um pedido: “O único apelo que faço a todos os que são do FC Porto é que escolham bem quem vai receber o meu testemunho para que continuemos a ganhar, a ser respeitados, unidos e a ter aquele lema de que juntos venceremos”.

O dia 23 de abril de 1982
“Como compreenderão, ao fim de 40 anos ou 14.600 dias, é muito difícil dizer o que quer que seja. Há 40 anos, por esta hora, mais minuto menos minuto, tinha acabado de tomar posse. Quando assumi a presidência do FC Porto, assumi de coração aberto e com determinação total em superar qualquer dificuldade. As dificuldades foram enormes, quase inultrapassáveis, mas sempre defendi o princípio de que nada é impossível e que o impossível apenas demora mais tempo. Há 40 anos, se alguém dissesse ao presidente que estava a tomar posse que o ia ser nos próximos 40 anos, toda a gente diria que era impossível. Como no FC Porto o impossível apenas demora mais tempo, hoje tenho o prazer de estar a recordar esse dia tão importante para mim.”

Uma palavra para todos os treinadores dos últimos 40 anos
“Hoje estou aqui porque durante 40 anos ajudei o FC Porto a ter muitas conquistas, mas também porque tive a felicidade de desde a primeira hora encontrar pessoas excecionais que me ajudaram a formar grupos que nos levaram às vitórias. É isso que nos permite dizer que sou o presidente mais titulado do mundo. Encontrei gente de grande qualidade em todos os setores, gente que abraçou o grande objetivo do FC Porto, que é ser o melhor e vencer sempre. Começámos em 1982 com o apoio de muita gente, mas quando tive a felicidade de fazer regressar o grande treinador e meu amigo José Maria Pedroto, aí nasceu uma nova era para o futebol e o espírito de conquista, bem como o perder do medo de atravessar a ponte. São momentos inesquecíveis. Na figura de José Maria Pedroto, quero agradecer a todos os treinadores que tive a felicidade de ter ao longo destes 40 anos. Todos eles deram o seu melhor, uns mais felizes e outros menos, mas muitos deles ainda são hoje meus amigos. A todos quero deixar uma palavra de grande gratidão e de saudade para aqueles que já partiram.”

Sérgio Conceição
“Agora temos a felicidade de ter, não um José Maria Pedroto, mas alguém que, à sua imagem, é aquilo que se pretende no FC Porto. Um espírito de paixão, de querer sempre ganhar e de nunca estar contente com o que tem. De Pedroto até Sérgio Conceição, queria envolver todos num grande abraço de agradecimento.”

Os jogadores
“Tivemos muitos jogadores, uns melhores, outros piores, mas mau, mau, nunca tivemos nenhum. Tenho o prazer de ter aqui todos os capitães dos últimos 40 anos e quero saudar, através deles, todos aqueles que vestiram a camisola do FC Porto.”

O amigo-irmão Reinaldo Teles
“Tive a felicidade de ter sempre grandes dirigentes que muitas vezes me ajudaram na sombra e, agradecendo a todos, não posso deixar de ter uma palavra de muita saudade para com o meu amigo Reinaldo Teles. Era um irmão que tinha a certeza que, se alguém me desse um tiro, a bala batia primeiro nele antes de bater em mim.”

A sucessão
“Quando terminar, saberei comunicar e sei quando será, mas estou aqui para incentivar quem vier no futuro. Não podemos viver do passado nem das taças que estão neste museu, temos é que aumentar este museu cada vez mais. Faço um desafio a todos: hoje é o dia zero e, a partir de hoje, temos de ter ganho tantos campeonatos e tantas taças como a média dos últimos 40 anos. Está lançado o espírito de conquista, de vitória e de vontade de fazer do FC Porto cada vez maior. Enquanto aqui estiver, quero que todos tenham no espírito e no pensamento de que o limite, para nós, não existe. É muito difícil aguentar 40 anos, é impossível, mas neste caso o impossível só demorou 40 anos. O FC Porto nasceu a 28 de setembro de 1893 e aí começou uma imensa corrida que não terá fim. Época a época, vamos passando o testemunho. O único apelo que faço a todos os que são do FC Porto é que escolham bem quem vai receber o meu testemunho para que continuemos a ganhar, a ser respeitados, unidos e a ter aquele lema de que juntos venceremos. Se queremos que o FC Porto vença, temos que estar sempre juntos.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.