Zona protegida em Mindelo desrespeitada para cumprimento de tradição na segunda-feira de Páscoa

| Norte
Porto Canal

Uma zona protegida em Mindelo, Vila do Conde, foi desrespeitada por habitantes da Póvoa de Varzim que se concentraram na segunda-feira de Páscoa para cumprirem a tradição da realização de piqueniques numa zona que é protegida e, que desse modo proíbe este tipo de atividades. 

Em declarações ao Porto Canal, o Presidente da Junta de Freguesia de Mindelo salientou que é uma injustiça pelo facto de "os Vilacondenses respeitarem estas regras e pessoas de fora ocuparem estas paisagens protegidas fazendo fogueiras e acumulando lixo".

Algumas associações de proprietários e ambientalistas referem que "toda esta zona é propriedade privada" e contam que "é uma tradição que vem destruir abusivamente muitas das coisas que os proprietários tentam conservar".

+ notícias: Norte

Populares e ativistas marcaram presença num protesto contra a exploração de lítio na mina do Barroso

Na manhã desta terça-feira, dezenas de populares e ativistas marcaram presença numa manifestação contra a exploração de lítio na mina do Barroso. A arruada simbólica serviu de alerta para os impactos ambientais e para a escassez de água de que a região enfrenta e que a extração mineira pode agravar.

Trabalhadores da maior produtora de cogumelos frescos em greve por melhores salários e condições de trabalho

Os trabalhadores das unidades de produção da maior produtora de cogumelos frescos do país estiveram em greve ao longo desta terça-feira. Ao que apurou o Porto Canal, os trabalhadores exigem um aumento dos salários, do subsídio de alimentação e ainda melhores condições de trabalho.

Uso "desenfreado" de trotinetes aumentou "medo de usar o espaço público" em invisuais

O uso "desenfreado e sem civismo" de trotinetes aumentou o medo de usar o espaço público nas pessoas invisuais, agudizando o sentimento de isolamento de quem não vê, denunciou esta terça-feira a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.