Ban Ki-Moon preocupado com lançamento de mísseis da Coreia do Norte

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 19 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) está preocupado com os riscos de uma "escalada perigosa" depois de a Coreia do Norte ter disparado mísseis de curto alcance, revelou hoje o seu porta-voz, Martin Nesirky.

Ban Ki-Moon "continua preocupado com as provocações e tensões na península coreana, especialmente tendo em conta o risco de erro de cálculo e a perigosa escalada", afirmou.

O secretário-geral da ONU, também ex-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, "está pronto para ajudar a facilitar o processo de paz e a criação de confiança na península coreana", disse o porta-voz.

A Coreia do Norte disparou hoje um míssil de curto alcance na costa leste, aparentemente como parte de operações militares, pela quarta vez em dois dias, disseram as autoridades sul-coreana.

No sábado, Pyongyang já havia feito três tiros semelhantes.

Tratam-se de mísseis de curto alcance, mas Washington e Seul temem que os ensaios de mísseis de médio alcance Musudan possam reavivar as tensões após o teste nuclear em fevereiro.

O Conselho de Segurança da ONU impôs uma série de sanções contra a Coreia do Norte em resposta ao lançamento de mísseis balísticos e testes nucleares realizados por Pyongyang.

AJG // NS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.