Volume de negócios no comércio a retalho recua 3,5% em maio

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jun (Lusa) -- O índice de volume de negócios no comércio a retalho agravou a queda para 3,5% em maio, em termos homólogos, contra um recuo de 2,5% em abril, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Há pelo menos 12 meses que o volume de negócios realizado no comércio a retalho mostra quebras consecutivas, segundo o instituto.

De acordo com o INE, "esta variação mais negativa, em maio, foi sobretudo determinada pelo índice do agrupamento de Produtos Alimentares que passou de uma taxa de variação homóloga, que compara com igual mês de 2012, de 2,9% em abril para menos 2,1% em maio".

Já o índice relacionado com os Produtos Não Alimentares teve uma variação homóloga de menos 5,1% no mês de maio, quando em abril afundou 7,3%.

Por sua vez, o índice de emprego no comércio a retalho apresentou uma redução homóloga de 4,8% em maio, contra uma variação negativa de 4,9% no mês de abril último.

O INE indicou também que os índices do número de horas, ajustadas dos efeitos de calendários, e das remunerações, apresentaram uma variação homóloga de menos 4,3% e de menos 8%, respetivamente.

Em abril, estes índices caíram 6,9% e 6,3%, pela mesma ordem.

JS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.