Nove associações pedem suspensão de novas regras para transporte de mercadorias

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jun (Lusa) - Uma plataforma constituída por nove associações pediu hoje a suspensão das novas regras de transporte de mercadorias e avisam que pode haver atrasos nas entregas de jornais, pão, medicamentos e outros bens a partir de segunda-feira.

A partir de 01 de julho, as alterações ao regime de bens em circulação obrigam à comunicação prévia do documento de transporte à Autoridade Tributária, trazendo "graves impactos às empresas, podendo mesmo afetar o abastecimento, quer à industria, quer ao comercio e mesmo aos consumidores finais", alertou a porta-voz da plataforma e diretora geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), Ana Trigo Morais.

A plataforma junta ainda as Associações do Comércio e da Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte (AIPAN), dos Industriais de Panificação de Lisboa (AIPL), de Marketing Direto (AMD), dos Transitários de Portugal (APAT), de Imprensa (API) e de Operadores Logísticos (APOL).

As associações alegam que as alterações implicam um "enorme investimento" que pode chegar às "centenas de milhões de euros" devido à atualização de software", ao qual acrescem "inquantificáveis custos de ineficiências".

Alertam ainda para as debilidades do Portal das Finanças, temendo "falta de resposta atempada" para o fluxo de mercadorias.

"Não é exequível operar com um sistema que gera constantemente atrasos e interrupções e que vai provocar falhas no abastecimento", salienta a plataforma.

Alem disso, "as novas alterações não são de todo relevantes para combater a economia paralela e a concorrência desleal".

A plataforma acrescenta que, a entrarem em vigor, estas alterações serão "um dos maiores e mais graves obstáculos à eficiência logística, à competitividade da economia".

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.