Produção Industrial sobe 4,4% em Maio face homólogo - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jun (Lusa) - O índice de Produção Industrial aumentou 4,4% em maio deste ano, face ao mês homólogo de 2012, registando a segunda variação positiva desde dezembro do ano passado, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta variação do índice de Produção Industrial é superior à homóloga de 2% registada em abril, adianta o INE.

O índice da secção das Indústrias Transformadoras apresentou um contributo de 2,7 pontos percentuais, resultante de uma variação de 3,3% em maio deste ano face ao homólogo de 2012.

O agrupamento de Energia, com um acréscimo de 2,2 pontos percentuais foi o que mais contribuiu para a variação do índice de Produção Industrial.

O índice do agrupamento da Energia registou uma variação de 13,4% em maio, face ao mesmo mês de 2012.

Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Consumo contribuíram respetivamente com acréscimos de 1,6 e de 1,3 pontos percentuais para a variação homóloga do índice de Produção Industrial registada em maio.

Em maio deste ano e face ao mês homólogo de 2012, os índices de Bens Intermédios e de Bens de Consumo aumentaram 4,2% e 4%, respetivamente.

O agrupamento de Bens de Investimento foi o único contributo negativo, com 0,8 pontos percentuais negativos, tendo o índice de Bens de Investimento registado uma variação de 7,4% entre maio deste ano e o mesmo mês de 2012.

Em termos mensais, o índice de Produção Industrial registou um acréscimo de 6,1% em maio, depois de um decréscimo de 3,2% em abril.

A secção das Indústrias Transformadoras também foi a que mais contribuiu para esta variação mensal do índice, ao registar uma variação mensal de 4,5%.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.