Norte com mais furtos de arte sacra em igrejas no 1.º trimestre de 2013 - PJ

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 19 mai (Lusa) -- A Polícia Judiciária registou 30 furtos em locais de culto durante o primeiro trimestre deste ano e a área de jurisdição da Diretoria do Norte foi, naquele período, a que registou mais ocorrências do género.

Nos primeiros três meses de 2013, o Porto está "ligeiramente à frente" no número de casos de furtos em templos religiosos, disse à Lusa o coordenador de investigação criminal da Polícia Judiciária na área do combate à criminalidade dos bens culturais e obras de arte, João de Oliveira.

A "diferença é muito pequena, mas é ligeiramente maior", confirma o inspetor da Judiciária, referindo no entanto, que as tendências anuais consolidadas apontam, "de forma inequívoca", para que seja na área da diretoria de Lisboa que se verifique maior número de casos" de furtos em templos religiosos.

A nível nacional, há registos na Judiciária de 85 furtos entre o princípio do ano passado e o fim de primeiro trimestre de 2013, sendo que 55 daqueles crimes de usurpação de arte sacra foram registados em 2012.

Na área da jurisdição da Diretoria da Polícia Judiciária de Lisboa e Vale do Tejo verificou-se, no ano de 2012, um total de 26 furtos a igrejas e locais de culto, sendo que, contando com o primeiro trimestre deste ano, contabilizaram-se 30 furtos.

O número de situações de furtos de arte sacra que ocorrem fora dos templos religiosos "não é despiciente", alertou, o especialista em bens culturais da Judiciária.

A arte sacra roubada em Portugal está também na posse de particulares, como museus, colecionadores, antiquários, comerciantes e não apenas nos templos religiosos, explicou.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.