Ucrânia: Unicef diz que morreram pelo menos 13 crianças e estima que número aumente

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 01 mar 2022 (Lusa) -- A diretora da Unicef, Catherine Russell, disse hoje que pelo menos 13 crianças ucranianas morreram no conflito e avisou que a situação dos menores e famílias afetadas pela guerra na Ucrânia piora "a cada minuto".

"Pelo menos 13 crianças morreram, de acordo com a informação confirmada pela agência das Nações para os refugiados, e estimamos que esse número aumente à medida que o conflito se intensifica", disse Catherine Russell, diretora executiva da Unicef, afirmando que a situação das crianças e famílias afetadas pela escalada do conflito na Ucrânia "piora a cada minuto".

Segundo aquela responsável, que falava durante o lançamento conjunto do Apelo Humanitário Urgente e do Plano Regional de Respostas a Refugiados na Ucrânia, o conflito está a aproximar-se das populações, cada vez mais perto das casas e das escolas das crianças, dos hospitais, dos orfanatos.

Catherine Russell referiu que centenas de crianças não estavam a ir à escola e que todas as 7,5 milhões de crianças na Ucrânia "correm riscos muito elevados".

Os danos causados nas infraestruturas deixaram "centenas de milhares de pessoas sem água potável e eletricidade e os explosivos e resíduos de guerra em áreas povoadas representam perigos reais, acrescentou Catherine Russell.

"A Unicef e os nossos parceirosestão a trabalhar 24 horas por dia para responder às necessidades humanitárias crescentes, que incluem serviços médicos de emergência, medicamentos essenciais, material e equipamentos de saúde, água segura para beber e para a higiene, e abrigo e proteção para os deslocados de suas casas".

A Unicef tem neste momento 140 pessoas na Ucrânia, mas vai enviar mais pessoal para atender as necessidades humanitárias para garantir "proteção e assistência Às crianças nos países de acolhimento", explicou Catherine Russell, referindo que "metade das pessoas em movimento são crianças".

Para continuar a ajudar, a Unicef está a apelar a 276 milhões de dólares americanos (248 milhões de euros) para as crianças na Ucrânia e a 73 milhões de dólares (65 milhões de euros) adicionais para o Plano Regional de Resposta a Refugiados nos países vizinhos.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

CCM // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.