Estudante luso-americana morta a tiro por polícia durante assalto

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 19 mai (Lusa) - A estudante universitária luso-americana Andrea Rebello, 21 anos, morreu na sexta-feira em Uniondale, Long Island, com um tiro na cabeça disparado por um polícia, confirmou à agência Lusa a polícia do condado de Nassau.

O agente James Imperiale, do departamento de comunicação da polícia de Nassau, disse à Lusa que o acidente aconteceu quando a jovem estava a ser usada como escudo-humano por Dalton Smith, 30 anos, o assaltante que tinha entrado na casa que Andrea partilhava com a irmã gémea, Jéssica.

A polícia não quis identificar o agente que atirou sobre a jovem, mas Imperiale disse que o agente já foi condecorado e tem 20 anos de experiência, tendo servido durante 12 deles na polícia de Nova Iorque e os últimos oito na polícia de Nassau.

O agente disparou oito vezes, tendo sete tiros atingido o assaltante, que foi declarado morto no local.

O assaltante estava fugido das autoridades e já tinha sido condenado por assalto à mão-armada.

A jovem luso-americana nasceu a 18 de Março de 1992 na cidade de Nova Iorque e era filha de emigrantes portugueses de Alijó e de Fafe. Terminou o ensino secundário em Sleepy Hollow e estava no 1.º ano do curso de Relações Públicas na Universidade de Hofstra.

O velório vai decorrer na terça-feira, na casa funerária Coffey, em Tarrytown.

Na quarta-feira haverá missa às 10:00 na Igreja de Santa Teresa de Ávila, onde as cerimónias, que decorrerão em português, estão a cargo do Reverendo Osvaldo Franklin, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Yonkers, seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério de Sleepy Hollow.

AYS // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.