Europa precisa do diálogo social "mais do que nunca" - Silva Peneda

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 28 jun (Lusa) -- O presidente do Conselho Económico e Social (CES), José Silva Peneda, afirmou hoje que "a Europa precisa do diálogo social mais do que nunca" para conseguir ultrapassar o "momento de emergência" que atravessa.

Segundo Silva Peneda, a Europa precisa de "encontrar um novo equilíbrio com base num contrato social inovador", que deve assentar "na confiança".

E, por isso, "o diálogo social é importante demais para ser ignorado", frisou Silva Peneda hoje de manhã, durante a Universidade de verão do European Ideas Network, promovida pelo Grupo PPE, a decorrer no Porto.

Falando enquanto antigo membro do Grupo PPE no Parlamento Europeu, Silva Peneda salientou ser possível "promover uma cultura de compromisso, com base no entendimento" com os parceiros sociais.

No seu entender, os governos devem monitorizar antecipadamente os diferentes interesses da sociedade.

"Uma maior capacidade de prever os anseios da sociedade exige uma estratégia pró-ativa e o envolvimento dos agentes económicos e sociais, e isso só acontece com diálogo social", sublinhou ainda.

Em Portugal, disse, "estamos num momento de incertezas", no qual "os consumidores não compram, os investidores não investem e os trabalhadores estão sem trabalho".

Reconhecendo "progressos nos últimos anos", Silva Peneda salientou porém que "a gestão da zona euro continua desequilibrada".

"Devemos encontrar um novo equilíbrio com base num contrato social inovador", frisou.

Este encontro do PPE, que termina no sábado, tem como tema 'A União Europeia e as Américas: um projeto atlântico de crescimento e prosperidade'.

Silva Peneda participou numa mesa redonda sob o tema 'Mudanças políticas e sociais em curso'.

JAP // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.