Câmara de Famalicão desliga rega automática de perto de uma centena de espaços para poupar água

| Norte
Porto Canal

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão desativou todos os sistemas de rega automáticos do concelho que estão sob gestão do município, para minimizar os efeitos da situação de seca meteorológica que atinge o território nacional, anunciou esta quinta feira a autarquia em comunicado às redações.

Em comunicado, o município do distrito de Braga refere que a decisão abrange perto de 100 sistemas de rega abastecidos com água da rede pública instalados em vários parques, jardins, praças, rotundas e edifícios da cidade e das freguesias.

A rega desses espaços será agora feita “de forma manual e mais controlada”.

“Devemos ter sempre em mente o uso eficiente da água e a adoção de medidas de poupança, mas esta necessidade torna-se ainda mais imperativa perante a situação preocupante em que nos encontramos”, refere o presidente da Câmara.

Citado no comunicado, Mário Passos acrescenta que a Câmara “está a olhar para a sua gestão diária e a tentar perceber onde pode atuar para conseguir um consumo de água mais eficiente e responsável”.

O autarca desafia ainda “todos os famalicenses a fazerem o mesmo exercício em casa”.

Só com esta medida a Câmara de Famalicão espera uma redução de cerca de 50% do consumo de água, mas o executivo municipal está a ponderar a implementação de mais ações.

Entre elas, está o lançamento, já a partir da próxima semana, de uma “forte” campanha de sensibilização e de incentivo à poupança e valorização da água, que poderá ser vista nas várias plataformas do município, na comunicação social local e regional e em espaços outdoors do concelho.

Mais de metade do território de Portugal continental (57,7%) estava no final de dezembro em situação de seca fraca, tendo-se registado uma ligeira diminuição na classe de seca severa e um aumento na seca moderada, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na terça-feira, o Governo restringiu o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental, revelou o ministro do Ambiente e Ação Climática.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.