Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Sismo de 6,2 perto de Tonga sem alerta de tsunami

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 27 jan 2022 (Lusa) - Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Ritcher foi hoje registado perto do arquipélago de Tonga, sem que existam informações de danos e vítimas ou alertas de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o sismo a uma profundidade de 14 quilómetros abaixo do fundo do mar.

O sismo foi registado a 219 quilómetros a oeste da cidade de Pangai, nas ilhas Ha'apai, e 250 quilómetros a noroeste de Nuku'alufa, a capital de Tonga.

O Centro de Alerta sobre Tsunamis do Pacífico não emitiu qualquer alerta.

Tonga está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma das áreas de maior atividade sísmica do planeta.

A 15 de janeiro, a violenta erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai desencadeou um tsunami, com ondas até 15 metros que devastaram a nação e causaram pelo menos três mortos.

Depois de vários dias isolados do mundo exterior, a ajuda humanitária, principalmente em aviões e navios da Austrália e da Nova Zelândia, começou a chegar a Tonga, onde existem preocupações sobre a possível contaminação de aquíferos.

JMC // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Putin ameaça com ataques "relâmpago" em caso de intromissão estrangeira

O Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou hoje que responderá com um ataque "relâmpago" a qualquer ingerência estrangeira na Ucrânia, onde está há dois meses em curso uma guerra desencadeada pela invasão do exército russo.

Pelo menos nove civis mortos por bombardeamentos russos no leste e sul da Ucrânia

Pelo menos nove civis morreram hoje na sequência de bombardeamentos do exército russo no leste e sul da Ucrânia, anunciaram as autoridades locais. De acordo com informações do governador da região de Lugansk (leste da Ucrânia), Sergey Gadai, três civis morreram debaixo de escombros de um prédio atingido por um bombardeamento na cidade de Popasna, para onde tinham fugido a fim de, segundo a mesma fonte, "se proteger de mísseis russos".

Um outro bombardeamento, que atingiu a cidade de Kharkiv (também no leste), a segunda maior da Ucrânia, matou três pessoas e deixou sete feridas, duas delas com gravidade, anunciou o governador regional, Oleg Synegoubov, apelando aos moradores para terem "muito cuidado e, se possível, não saírem dos abrigos".

Outros dois civis foram mortos e seis ficaram feridos na região de Donetsk, segundo o governador, Pavlo Kyrylenko.

NATO: Ministra da Defesa acredita que oposição turca a adesão de Suécia e Finlândia será ultrapassada

Bruxelas, 17 mai 2022 (Lusa) -- A ministra da Defesa, Helena Carreiras, disse hoje acreditar que os obstáculos colocados pela Turquia à adesão de Suécia e Finlândia à NATO serão ultrapassados, afirmando que essa é a convicção geral entre todos os Estados-membros.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.