Covid-19: Centro de retaguarda do Norte tem 20 doentes internados

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 26 jan 2022 (Lusa) -- O centro de retaguarda instalado no Seminário Bom Pastor, em Ermesinde, concelho de Valongo, tem internados 20 doentes com covid-19, revelou hoje à Lusa o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins.

Reaberto a 15 de dezembro de 2021 e reativado desde o início do ano por força do aumento dos casos de internamento por covid-19, desde então, segundo Marco Martins, o centro tem registado "uma média diária de 18 utentes".

"Trata-se de doentes com alta hospitalar, mas porque continuam positivos e não possuem condições em casa para estar, seja por impossibilidade de isolamento ou por haver mais infetados na família, são colocados nesta unidade até ficarem reunidas as condições", explicou o também presidente da Câmara de Gondomar.

Em declarações à Lusa após a reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, o responsável deu conta ainda de "dificuldades sentidas pela Segurança Social para colocar recursos humanos naquela estrutura devido a haver pessoas infetadas com o coronavírus" SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

Atualmente, no centro de retaguarda "estão seis enfermeiros e 20 assistentes operacionais" que "garantem o seu funcionamento durante 24 horas", acrescentou.

Ao nível dos equipamentos, o responsável revelou que no último fim de semana foi feito "um reforço de seis camas articuladas, o que passa a capacidade de acolhimento para 46 utentes".

A estrutura recebe doentes com covid-19 de toda a região Norte, sendo que recentemente foram também acolhidos "alguns cidadãos estrangeiros", disse.

O Seminário do Bom Pastor é propriedade da Diocese Católica do Porto.

O último relatório diário da DGS indica que 4.483.244 pessoas já foram vacinadas com o reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, entre as quais 607.715 idosos com 80 ou mais anos, que representam 92% deste grupo etário.

A covid-19 provocou 5.602.767 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.661 pessoas e foram contabilizados 2.312.240 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

JFO // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.