Covid-19: Centro de retaguarda do Norte tem 20 doentes internados

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 26 jan 2022 (Lusa) -- O centro de retaguarda instalado no Seminário Bom Pastor, em Ermesinde, concelho de Valongo, tem internados 20 doentes com covid-19, revelou hoje à Lusa o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins.

Reaberto a 15 de dezembro de 2021 e reativado desde o início do ano por força do aumento dos casos de internamento por covid-19, desde então, segundo Marco Martins, o centro tem registado "uma média diária de 18 utentes".

"Trata-se de doentes com alta hospitalar, mas porque continuam positivos e não possuem condições em casa para estar, seja por impossibilidade de isolamento ou por haver mais infetados na família, são colocados nesta unidade até ficarem reunidas as condições", explicou o também presidente da Câmara de Gondomar.

Em declarações à Lusa após a reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, o responsável deu conta ainda de "dificuldades sentidas pela Segurança Social para colocar recursos humanos naquela estrutura devido a haver pessoas infetadas com o coronavírus" SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

Atualmente, no centro de retaguarda "estão seis enfermeiros e 20 assistentes operacionais" que "garantem o seu funcionamento durante 24 horas", acrescentou.

Ao nível dos equipamentos, o responsável revelou que no último fim de semana foi feito "um reforço de seis camas articuladas, o que passa a capacidade de acolhimento para 46 utentes".

A estrutura recebe doentes com covid-19 de toda a região Norte, sendo que recentemente foram também acolhidos "alguns cidadãos estrangeiros", disse.

O Seminário do Bom Pastor é propriedade da Diocese Católica do Porto.

O último relatório diário da DGS indica que 4.483.244 pessoas já foram vacinadas com o reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, entre as quais 607.715 idosos com 80 ou mais anos, que representam 92% deste grupo etário.

A covid-19 provocou 5.602.767 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.661 pessoas e foram contabilizados 2.312.240 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

JFO // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

FC Porto: As primeiras palavras de David Carmo de Dragão ao peito

Está apresentada a primeira aquisição do FC Porto para a temporada 2022/23. David Carmo nasceu em Aveiro há 22 anos, tem 1,96 metros de altura e é um dos jovens intenrnacionais portugueses mais promissores da atualidade. Com passagens pelos escalões de formação do Beira-Mar, Estarreja, Benfica, Anadia e Sanjoanense antes de se fixar no SC Braga, o defesa sagrou-se Campeão Europeu de Sub-19 enquanto titular da seleção nacional em 2018 e, três anos depois, ergueu a Taça de Portugal com a camisola dos arsenalistas.

PSP detém 14 pessoas em operação sobre material furtado no Grande Porto

A PSP deteve hoje 14 pessoas e apreendeu "alguns milhares de peças de vestuário" numa operação sobre material "furtado" que decorre "desde o início desta manhã" no Grande Porto, indicou fonte do Comando Metropolitano do Porto.

Enfermeiro do IPO-em protesto por melhores condições de trabalho. Exigem que "todo o trabalho que efetuam seja pago"

Os enfermeiros do IPO-Porto estiveram ao longo desta terça-feira em protesto por melhores condições de trabalho. No local, o Porto Canal esteve à conversa com Fátima Monteiro do sindicato dos enfermeiros portugueses e, entre as várias declarações, Fátima explicou que os profissionais reivindicam "aquilo que acham que é justo", ou seja, "todo o trabalho que efetuam seja pago".