Covid-19: Moçambique vai vacinar adolescentes com mais de 15 anos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 25 jan 2022 (Lusa) -- Moçambique vai passar a vacinar jovens com mais de 15 anos contra o novo coronavírus, numa altura em que foram imunizadas mais de 10 milhões de pessoas no país, anunciou o ministro da Saúde.

"Já foi decidido pelo Conselho de Ministros. Está a fazer-se a planificação para a vacinação de adolescentes dos 15 aos 17 anos", disse Armindo Tiago, citado hoje pela imprensa local.

O ministro avançou que se pretende concluir, até maio, a vacinação de toda a população maior de 18 anos e, depois disso, poder-se-á arrancar com a vacinação dos adolescentes.

"Nós vamos anunciar nos próximos dias como vai ser feito este processo", referiu o governante.

O responsável pelo setor da Saúde referiu ainda que se verifica em quase todo o país uma "fase descendente da quarta vaga" da covid-19, o que significa que se está a conseguir "controlar a doença" em Moçambique.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou na última quarta-feira que o país já dispõe de doses de vacina contra a covid-19 necessárias para imunizar toda a população adulta.

Há pelo menos 10,7 milhões de pessoas com uma dose administrada e cerca de nove milhões com a vacinação completa, segundo os últimos dados oficiais - sendo que a meta a atingir (que corresponde à população adulta) são cerca de 16 milhões.

Moçambique tem um total acumulado de 2.159 óbitos e 222.652 casos, dos quais 205.273 recuperados.

A covid-19 provocou 5.593.747 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

LYN (LFO) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.