Recolher obrigatório decretado no Burkina Faso

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ouagadougou, 23 jan 2022 (Lusa) - Um recolher obrigatório noturno foi hoje decretado no Burkina Faso, após uma revolta militar em vários quartéis para exigir a saída das chefias do Exército e uma resposta aos ataques jihadistas.

A medida, que entra em vigor entre as 20:00 locais de hoje (mesma hora em Lisboa) e as 05:30 de segunda-feira, foi anunciada na televisão nacional, segundo um jornalista da AFP.

Um decreto do presidente Roch Marc Christian Kaboré indicou depois que o recolher obrigatório será mantido "até nova ordem" e abrange "todo o território nacional".

O Ministério da Educação do Burkina Faso anunciou em comunicado que as escolas vão permanecer fechadas em todo o país nos próximos dois dias.

Uma revolta militar para exigir a saída das chefias do exército e uma resposta aos ataques jihadistas no país já levou a motins nas casernas e à destruição da sede do partido no poder, incendiada.

Segundo a AFP, o incêndio na sede do Movimento do Povo pelo Progresso (MPP) foi provocado por manifestantes que apoiam os militares revoltosos.

A polícia dispersou os manifestantes com recurso a gás lacrimogéneo.

Também segundo a AFP, hoje de manhã registaram-se vários motins em casernas para exigir a saída das chefias do exército e "meios mais adequados" para combater os ataques jihadistas que ocorrem no Burkina Faso desde 2015 e que o Governo não tem conseguido conter.

EO (IMA) // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.