Ucrânia: Biden sublinha que qualquer incursão de tropas russas será considerada "invasão"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 20 jan 2022 (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Joe Biden, sublinhou hoje que qualquer entrada de tropas russas em território ucraniano será considerada "uma invasão", após ter suscitado indignação de Kiev ao referir-se quarta-feira a uma "incursão reduzida" russa na Ucrânia.

Ao indicar ter sido "absolutamente claro" com o Presidente russo, Vladimir Putin, o líder da Casa Branca sublinhou que "caso um grupo de unidades russas, qualquer que seja, atravesse a fronteira da Ucrânia, é uma invasão".

"Essa ação implicará uma severa e coordenada resposta económica que já discuti em detalhe com os nossos aliados", acrescentou em declarações aos 'media' antes de uma reunião consagrada aos seus projetos de infraestruturas.

"Não existe qualquer dúvida. Caso Putin faça essa escolha a Rússia pagará muito caro", insistiu.

"Não é o único cenário para o qual é necessário estar preparado. A Rússia tem uma longa experiência de medidas de agressão que não constituem uma ação militar aberta", prosseguiu Biden, ao invocar possíveis "ações conduzidas por soldados russos que não usem o uniforme russo" ou a "ciberataques".

"Também devemos estar preparados para responder a isso de forma unida e determinada", disse ainda.

Na quarta-feira Biden suscitou uma acesa controvérsia ao referir-se à possibilidade de uma incursão militar "reduzida" da Rússia na Ucrânia.

"Queremos recordar às grandes potências que não existem incursões reduzidas e pequenas nações", referiu hoje no Twitter o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

PCR // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.