Petróleo Brent sobe para novos máximos desde 2014

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 19 jan 2022 (Lusa) - O preço do petróleo Brent para entrega em março estava hoje em níveis máximos desde 2014, a cotar-se a 88,01 dólares, contra 87,56 dólares no final da sessão anterior.

Segundo operadores citados pela Efe, o aumento deve-se em parte à rutura de um oleoduto do Iraque para a Turquia, que provocou receios num mercado que ainda se debate com problemas de fornecimento de 'ouro negro'.

O corte foi causado por um incêndio no oleoduto Kirkuk-Ceyhan, que transporta petróleo do Iraque, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), para o porto turco de Ceyhan para exportação.

Esta situação vem juntar-se à previsão dos especialistas de que a oferta ficará aquém da procura de petróleo bruto até 2022, à medida que as economias globais reanimarem após o impacto do abrandamento económico dos EUA.

Além disso, a possibilidade de uma incursão militar russa na Ucrânia, que poderia afetar o equilíbrio do mercado mundial de energia, está também no centro das atenções dos investidores.

MC // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.