CDU/Porto pede que requalificação do bairro do Lagarteiro seja finalizada

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 19 mai (Lusa) -- O candidato da CDU à Câmara Municipal do Porto, Pedro Carvalho, exigiu hoje que a requalificação do bairro do Lagarteiro seja terminada, considerando "inadmissível" que 40% do projeto esteja por completar.

Em comunicado enviado após visita ao bairro situado na zona de Campanhã, a Coligação Democrática Unitária (CDU) recordou que "a suspensão de maio do ano passado deixou por requalificar cinco dos 13 blocos do bairro, uma situação injustificável e discriminatória para os moradores do Lagarteiro", que, acrescenta, viram as suas rendas aumentadas "substancialmente".

Por esse motivo, Pedro Carvalho vai levar a situação do Lagarteiro à próxima reunião da Câmara Municipal do Porto e o deputado Honório Novo vai questionar o Governo na Assembleia da República.

"A CDU alerta, que não obstante de exigir que o IHRU [Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana] cumpra todos os compromissos assumidos com o município do Porto, os moradores não podem ser prejudicados, devendo a requalificação avançar, lembrando a margem existente a nível orçamental", referindo-se a um saldo de gestão de 16,4 milhões de euros e a 10 milhões de encaixe relativos à "redução do capital social da Águas do Porto".

A CDU acusa, ainda, o Governo -- através do IHRU - de se "desresponsabilizar no âmbito dos bairros da sua propriedade", mas também no caso dos protocolos existentes para com a autarquia, exemplificando com os bairros de S. Tomé e do Lagarteiro.

TDI // NS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.