Bolsonaro tem até 28 de janeiro para depor sobre divulgação de informações sigilosas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 18 jan 2022 (Lusa) - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tem até ao próximo dia 28 para depor num inquérito em que é investigado por divulgar informações sigilosas sobre um ataque informático ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do país.

O prazo foi estabelecido pelo juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito, que determinou que a polícia Federal recolha o depoimento do chefe de Estado, avançou hoje a imprensa local.

Em 29 de novembro, o magistrado havia concedido 15 dias para que o depoimento fosse realizado. Contudo, quando o tempo estava prestes a esgotar, a Advocacia-Geral da União, órgão que defende o executivo brasileiro em processos judiciais, pediu uma prorrogação do prazo, que Moraes aceitou ao conceder mais 45 dias.

Em causa está o facto de, em agosto passado, Bolsonaro ter divulgado documentos da Polícia Federal alegadamente sigilosos numa transmissão ao vivo nas redes sociais, com dados sobre a investigação de uma invasão do sistema informático do TSE durante as eleições de 2018.

À época, o chefe de Estado colocava em causa a segurança do sistema de voto eletrónico adotado no país desde 1996 e chegou a acusar membros do TSE de participarem num esquema para defraudar as eleições de 2022 a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todas as sondagens de intenção de voto para as presidenciais.

As denúncias sem provas feitas pelo Presidente brasileiro também levaram o TSE a abrir um processo administrativo contra Bolsonaro e a pedir que fosse investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente cometer atentados à democracia e divulgar informações falsas.

Esta será a segunda vez que Jair Bolsonaro prestará esclarecimentos à Polícia Federal. Em novembro passado, o chefe de Estado foi ouvido num inquérito sobre alegadas interferências indevidas no comando da própria Polícia Federal.

MYMM (CYR) // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.