Hungria acusa Bruxelas de reter EUR 7.000 milhões de fundos de recuperação por "razões políticas"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Budapeste, 18 Jan 2022 (Lusa) - O Governo da Hungria acusou hoje a Comissão Europeia (CE) de reter os fundos de recuperação que lhe correspondem, de cerca de 7.000 milhões de euros, por razões políticas e sem que existam bases legais para o fazer.

"A CE não tem qualquer base para reter, por razões políticas, os fundos de recuperação (pós-covid)", afirmou o ministro da Economia húngaro, Mihály Varga, num comunicado divulgado após a reunião do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN).

A situação, acusa o Governo húngaro, viola a liberdade de concorrência, uma vez que alguns países receberam fundos já no ano passado, enquanto a Hungria e outros três não tiveram acesso aos mesmos.

A CE alertou que era pouco provável que em 2021 pudesse aprovar os planos de recuperação de países como a Hungria e a Polónia, que têm processos abertos em Bruxelas desencadeados por falta de respeito pelo Estado de direito.

O desembolso das verbas dos fundos de recuperação para a Hungria, no montante de cerca de 7.000 milhões de euros, foi suspenso depois de Bruxelas ter considerado insatisfatórias as respostas recebidas do governo do ultranacionalista Viktor Orbán sobre vários procedimentos.

O ministro da Economia repetiu hoje a interpretação húngara de que a UE está a punir o país por ter aprovado uma lei chamada "defesa de menores", que segundo os seus críticos é homofóbica, ligando os homossexuais à pedofilia.

ANP // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.