Covid-19: Secretário de Estado do Vaticano e seu 'número dois' testam positivo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do Vaticano, 18 jan 2022 (Lusa) - O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o seu 'número dois', arcebispo Edgar Peña Parra, testaram positivo para o novo coronavírus e estão em isolamento, informou hoje o Vaticano.

O cardeal italiano tem um desconforto "muito leve", enquanto o arcebispo venezuelano, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, está assintomático, disse aos jornalistas o responsável pela sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.

Os dois religiosos estão vacinados contra a covid-19.

Não foi informado se algum dos religiosos manteve contacto recente com o Papa Francisco, de 85 anos, que recebeu a terceira dose da vacina contra a covid-19 no final de outubro, quando o Vaticano começou reforçar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos e com fragilidades.

Francisco encontra-se frequentemente com o bispo Parolin, o seu braço direito e um grande conhecedor dos 'dossiers' diplomáticos.

A Direção de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano reservou cerca de 10.000 vacinas da empresa farmacêutica Pfizer para a sua campanha de vacinação, que começou em 13 de janeiro de 2021 quando o Papa recebeu a primeira dose, dos seus quase 3.000 funcionários e 800 residentes.

Desde 10 de janeiro, o uso de máscara respiratória do tipo FFP2 é obrigatório para todos os funcionários do Vaticano, e o certificado de vacinação será exigido a partir de 31 de janeiro.

CSR // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.