Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Covid-19: Secretário de Estado do Vaticano e seu 'número dois' testam positivo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do Vaticano, 18 jan 2022 (Lusa) - O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o seu 'número dois', arcebispo Edgar Peña Parra, testaram positivo para o novo coronavírus e estão em isolamento, informou hoje o Vaticano.

O cardeal italiano tem um desconforto "muito leve", enquanto o arcebispo venezuelano, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, está assintomático, disse aos jornalistas o responsável pela sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.

Os dois religiosos estão vacinados contra a covid-19.

Não foi informado se algum dos religiosos manteve contacto recente com o Papa Francisco, de 85 anos, que recebeu a terceira dose da vacina contra a covid-19 no final de outubro, quando o Vaticano começou reforçar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos e com fragilidades.

Francisco encontra-se frequentemente com o bispo Parolin, o seu braço direito e um grande conhecedor dos 'dossiers' diplomáticos.

A Direção de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano reservou cerca de 10.000 vacinas da empresa farmacêutica Pfizer para a sua campanha de vacinação, que começou em 13 de janeiro de 2021 quando o Papa recebeu a primeira dose, dos seus quase 3.000 funcionários e 800 residentes.

Desde 10 de janeiro, o uso de máscara respiratória do tipo FFP2 é obrigatório para todos os funcionários do Vaticano, e o certificado de vacinação será exigido a partir de 31 de janeiro.

CSR // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Putin ameaça com ataques "relâmpago" em caso de intromissão estrangeira

O Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou hoje que responderá com um ataque "relâmpago" a qualquer ingerência estrangeira na Ucrânia, onde está há dois meses em curso uma guerra desencadeada pela invasão do exército russo.

Pelo menos nove civis mortos por bombardeamentos russos no leste e sul da Ucrânia

Pelo menos nove civis morreram hoje na sequência de bombardeamentos do exército russo no leste e sul da Ucrânia, anunciaram as autoridades locais. De acordo com informações do governador da região de Lugansk (leste da Ucrânia), Sergey Gadai, três civis morreram debaixo de escombros de um prédio atingido por um bombardeamento na cidade de Popasna, para onde tinham fugido a fim de, segundo a mesma fonte, "se proteger de mísseis russos".

Um outro bombardeamento, que atingiu a cidade de Kharkiv (também no leste), a segunda maior da Ucrânia, matou três pessoas e deixou sete feridas, duas delas com gravidade, anunciou o governador regional, Oleg Synegoubov, apelando aos moradores para terem "muito cuidado e, se possível, não saírem dos abrigos".

Outros dois civis foram mortos e seis ficaram feridos na região de Donetsk, segundo o governador, Pavlo Kyrylenko.

NATO: Ministra da Defesa acredita que oposição turca a adesão de Suécia e Finlândia será ultrapassada

Bruxelas, 17 mai 2022 (Lusa) -- A ministra da Defesa, Helena Carreiras, disse hoje acreditar que os obstáculos colocados pela Turquia à adesão de Suécia e Finlândia à NATO serão ultrapassados, afirmando que essa é a convicção geral entre todos os Estados-membros.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.