Info

Ucrânia: Presidente Zelensky propõe reunião tripartida com homólogos da Rússia e EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 14 jan 2022 (Lusa) - O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, propôs uma reunião a três com os seus homólogos norte-americano e russo, para procurar uma solução para a crise na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia, anunciou hoje um conselheiro próximo.

"O Presidente Zelensky propôs ao Presidente [norte-americano, Joe] Biden, e pensamos que pode ser feito, organizar uma reunião trilateral, talvez por videoconferência, entre o Presidente Biden, o Presidente Zelensky e o Presidente Putin", disse o membro do gabinete presidencial ucraniano Andriy Iermak, num evento organizado pelo 'think tank' norte-americano Atlantic Council.

"Ainda estamos à espera da resposta do lado russo, mas os nossos parceiros americanos acolheram com algum interesse a nossa proposta", disse.

"Penso que esta é uma posição proativa, que envolve a Ucrânia na negociação. Se é uma questão de discutir a arquitetura de segurança na Europa, é necessário envolver a Ucrânia", afirmou conselheiro.

O chefe de Estado ucraniano já tinha proposto terça-feira uma cimeira quadripartida com Moscovo, Paris e Berlim para "pôr fim ao conflito" com os separatistas pró-russos no leste do seu país.

Uma série de reuniões de alto nível esta semana entre o Ocidente e os russos não descartaram, nesta fase, o risco de um novo conflito na Ucrânia.

As conversações decorreram num momento em que cerca de 100.000 tropas russas permanecem concentradas perto da fronteira com a Ucrânia, segundo responsáveis ocidentais.

Esta movimentação militar suscitou preocupações em Kiev e no Ocidente sobre os eventuais preparativos para uma invasão.

Moscovo tem negado estar a ponderar uma invasão e por sua vez acusa o Ocidente de ameaçar a sua segurança ao posicionar tropas e equipamento militar na Europa central e de leste.

ANP // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cientistas descobrem anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19

Uma equipa internacional de cientistas descobriu anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19, incluindo esta última variante Ómicron, um estudo que foi desenvolvido por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA

Covid-19: OMS recomenda reforço com vacina da Pfizer em menores de 12 anos

Copenhaga, 21 jan 2022 (Lusa)- O comité de peritos assessor da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje que seja alargada a administração de uma dose reduzida da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 a crianças dos 5 aos 11 anos.

Nuclear: Irão negoceia com Rússia extensão de central em Bushehr

Teerão, 21 jan 2022 (Lusa) -- O Irão está a negociar com a Rússia a construção de duas novas unidades de produção na única central nuclear do país, anunciou hoje um funcionário da Organização de Energia Atómica (AEIO) do país.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.