Carlos Carvalhal destaca "energia e vontade" dos mais jovens no Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 14 jan 2022 (Lusa) -- O treinador Carlos Carvalhal destacou hoje o papel da "energia e vontade" dos jovens que tem lançado na equipa na motivação do Sporting de Braga para a segunda volta da I Liga de futebol.

Carlos Carvalhal, que fazia a antevisão da receção ao Marítimo, no sábado, da 18.ª jornada do campeonato, rejeitou que a equipa possa relaxar por estar fora das taças da Liga e de Portugal e seguir, confortavelmente, no quarto lugar, o objetivo mínimo dos 'arsenalistas'.

"Vamos a todos os jogos para vencer, a motivação não pode faltar porque jogam num clube como o Braga. Temos uma grande motivação pelos muito jovens, que têm energia e vontade de se mostrar. Hoje, tivemos 12 jogadores da formação no treino, num grupo de 23 ou 24", disse.

O treinador lembrou que o Sporting de Braga "está em transformação em relação a um passado recente".

"Estamos a preparar o presente, mas, fundamentalmente, o futuro e isso é muito aliciante para nós, treinadores. Estamos a lançar sementes que o Braga vai tirar dividendos de certeza absoluta, quer por ter uma base 'made in' Braga e encaixes financeiros", disse.

Ex-jogador formado no clube, Carlos Carvalhal recordou a "alegria" que sentiu quando foi lançado pelo então treinador Quinito, a quem se sente "umbilicalmente ligado", frisando a "importância de lançar estes jovens" e apelando aos adeptos que "percebam que os miúdos precisam de muito apoio e carinho para darem o melhor de si".

O Sporting de Braga vem de um empate caseiro diante do Famalicão, 2-2, na última jornada, e o Marítimo vive a melhor fase da época, com duas vitórias consecutivas e registando, nas últimas seis jornadas, quatro triunfos, um empate e apenas uma derrota (goleado pelo Benfica, por 7-1).

Carlos Carvalhal frisou que a equipa está positiva e que sabe das dificuldades que vai enfrentar diante dos insulares.

"Tenho seguido a carreira do Vasco [Seabra], gosto do seu estilo, estamos à espera de um Marítimo a querer discutir o jogo e isso será excelente para a partida. Temos que ter as devidas precauções e respeito em função dos últimos resultados do Marítimo, mas estamos em Braga, perante os nossos adeptos e queremos vencer", disse na antevisão do jogo.

Com o mês de janeiro mais desanuviado em relação a outros anos, por já ter sido eliminado das taças internas, Carlos Carvalhal admitiu ser "completamente diferente" fazer a preparação dos jogos com mais dias de descanso, mas notou que, em fevereiro, a equipa terá um "aperto" quando jogar com os moldavos do Sheriff, nos 16 avos de final da Liga Europa.

"Já vi no calendário e vamos jogar quinta e domingo e é um estouro terrível", disse.

A postura em relação a contratações em janeiro será "olhar para dentro, para as equipas B, sub-23 e sub-19" e só "numa situação extraordinária" o Sporting de Braga irá ao mercado, disse.

Vítor Oliveira, que está recuperado da infeção pelo coronavírus e apto para o jogo de sábado, tem-se destacado, depois de se ter estreado na época passada.

"Ficámos muito atentos às capacidades dele, nunca o perdemos de vista e, esta época, apostámos fortemente nele já que começámos com três avançados, o Abel Ruiz, o Mario González e ele", lembrou.

Al Musrati e Bruno Rodrigues, castigados, são baixas certas diante dos insulares, tal como Sequeira e Castro, a recuperarem de lesões.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 32 pontos, e Marítimo, nono, com 20, defrontam-se a partir das 18:00 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Gustavo Correia, da associação do Porto.

GYS // RPC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.