Situação da indústria automóvel alemã agrava-se em dezembro pelo 5.º mês consecutivo - Ifo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 05 jan 2022 (Lusa) -- O índice Ifo da indústria automóvel alemã caiu para menos um ponto em dezembro de 2021, contra 7,9 pontos em novembro passado, sinalizando um recuo pelo quinto mês consecutivo, revelou hoje o Instituto de Investigação Económica alemão.

O diretor do Centro de Organização Industrial e de Novas Tecnologias do Ifo, Oliver Falck, afirmou em comunicado que "o agravamento da situação é estimulado pelos fabricantes e não pelos fornecedores".

É ainda referido que o indicador da atividade dos fabricantes da indústria automóvel alemã caiu em dezembro para 15,6 pontos, contra 36,5 pontos registados no mês anterior.

No entanto, todas as empresas continuam "a ser afetadas pelos estrangulamentos" no fornecimento de produtos intermédios, acrescentou.

Ainda segundo Olivier Falk, os negócios dos fabricantes de automóveis mostram que a nível internacional "estão a vacilar" e que as expectativas dos fabricantes também "não são tão otimistas".

O instituto Ifo refere igualmente que as expectativas de negócios dos fabricantes de automóveis caíram dos 42,7 pontos em novembro do ano passado para 18,2 pontos no mês de dezembro último.

No que respeita às expectativas de negócios dos fornecedores da indústria automóvel, o instituto alemão dá nota de que são "mais pessimistas" do que há quase dois anos.

O índice das expectativas dos fornecedores caiu de menos 24,8 pontos para menos 28,6 pontos em dezembro, segundo o instituto.

JS // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.