Euro volta a cair e fica abaixo de 1,13 dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 jan 2022 (Lusa) -- O euro caiu hoje face ao dólar, pela segunda sessão consecutiva, ficando abaixo dos 1,13 dólares, numa altura em que os investidores estão atentos à covid-19 e aos dados de emprego, esperando-se uma semana mais agitada.

Pelas 18:09 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1286 dólares, quando na quinta-feira, pela mesma hora, seguia a 1,1316 dólares.

O euro também caiu em comparação com a libra e com o iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa cambial de referência do euro em 1,1355 dólares.

A expansão da nova variante da covid-19, a Ómicron, continua a impactar os mercados, com países como a Alemanha a avaliarem as medidas para travar a propagação do vírus face ao elevado número de infeções.

Este domingo, mais de 2.200 voos foram cancelados nos Estados Unidos devido a perturbações relacionadas com a pandemia de covid-19 e agravadas por ventos fortes, inundações e tempestades de neve.

A covid-19 provocou 5.441.446 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Para o investimento pesou também a recente publicação dos dados de empregos nos Estados Unidos e dos indicadores PMI da manufaturação que, no caso da zona Euro, se situaram em 58 pontos no mês de dezembro, uma redução de 0,4 pontos em relação a novembro.

No caso da Alemanha, o indicador ficou em 57,4 pontos, abaixo dos 57,9 pontos esperados.

Conforme apontou, em comunicado, o analista da XTB Henrique Tomé, dezembro foi "relativamente calmo" no câmbio euro-dólar.

Porém, "espera-se que esta semana seja mais agitada para o principal par cambial".

Neste período, "os investidores estarão atentos aos dados divulgados sobre a economia norte-americana ao longo desta semana, bem como as minutas das últimas reunião da FOMC [Federal Open Market Committee] e ao tão aguardado relatório do NFP [Non-Farm Payroll]".

Divisas...............hoje.............quinta-feira

Euro/dólar............1,1286.................1,1316

Euro/libra............0,83755...............0,83900

Euro/iene.............130,11.................130,32

Dólar/iene............115,30.................115,17

PE (DF) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.