Euro cai mas mantém-se na barreira dos 1,13 dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 dez 2021 (Lusa) -- O euro caiu hoje face ao dólar, mas continuou na barreira dos 1,13 dólares, numa altura em que os governos mundiais pedem contenção nas comemorações da passagem de ano, face à propagação nova variante da covid-19.

Pelas 18:05 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1316 dólares, quando na quarta-feira, pela mesma hora, seguia a 1,1341 dólares.

O euro também caiu em comparação com a libra e com o iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa cambial de referência do euro em 1,1334 dólares.

Na última semana do ano, o euro não ultrapassou os 1,13 dólares, numa altura em que os mercados continuam apreensivos face à pandemia de covid-19, sobretudo, com a rápida propagação da nova variante, a Ómicron, com os governos mundiais a pedirem contenção nas comemorações.

Segundo os dados do Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), com exceção da Roménia, todos os países europeus apresentam um risco alto ou muito alto face ao vírus.

A covid-19 provocou mais de 5,42 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Divisas...............hoje.............quarta-feira

Euro/dólar............1,1316.................1,1341

Euro/libra............0,83900...............0,84080

Euro/iene.............130,32.................130,35

Dólar/iene............115,17.................114,94

PE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.