Quase 75% dos internados no Hospital Santo António no Porto não estão vacinados

Quase 75% dos internados no Hospital Santo António no Porto não estão vacinados
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dos 19 doentes com covid-19 internados em enfermaria e unidades de cuidados intensivos no Hospital Santo António, no Porto, 12 não estão vacinados contra o SARS-CoV-2, revelou hoje à Lusa o diretor clínico.


Em declarações à agência Lusa, o diretor clínico do Centro Universitário Hospitalar do Porto (CHUP), José Barros, afirmou hoje que 73% dos doentes internados naquela unidade não estão vacinados.

"A esmagadora maioria da população nestas faixas etárias, acima dos 60 anos, estão vacinadas, dizem-nos 95%. O que temos aqui são números assustadores de não vacinados porque na verdade o que deveríamos ter era 5% de não vacinados", referiu, acrescentando que "a vacina faz toda a diferença".

Dos 19 doentes internados com covid-19 naquela unidade hospitalar, oito estão internados em unidades de cuidados intensivos, onde há 11 vagas.

Destes oito doentes, cinco, com idades entre os 52 e 79 anos, não estão vacinados.

Apenas três doentes, com 65, 70 e 85, anos estão vacinados, com duas doses, contra o SARS-CoV-2.

"Nos cuidados intensivos temos uma média de idades global de 68 anos, que nos não vacinados é de 65 anos e nos vacinados é de 73", observou José Barros.

Já em enfermaria, estão internados 11 doentes, sendo que sete, com idades entre os 30 e 83 anos, não estão vacinados.

Apenas um doente com 82 anos tem as três doses da vacina e três, com 59, 60 e 78 anos estão vacinados, com duas doses, contra a covid-19.

"A média de idades dos doentes em enfermaria é de 60 anos, sendo que nos não vacinados é de 57 anos e nos vacinados é de 70", referiu o diretor clínico.

À Lusa, José Barros salientou que no último mês, o número de doentes internados com covid-19 naquela unidade hospitalar tem-se mantido "estável" e que a situação "não é comparável" com a do ano passado.

"Isto dá ideia de uma certa estabilização e é uma convicção profunda que esta estabilização só é possível pela vacina", acrescentou.

A covid-19 provocou mais de 5,36 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.823 pessoas e foram contabilizados 1.242.545 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.