Covid-19: Autoagendamento para vacinação aberto para pessoas com mais de 60 anos

Covid-19: Autoagendamento para vacinação aberto para pessoas com mais de 60 anos
| País
Porto Canal com Lusa

A marcação da vacinação contra a covid-19 está disponível, a partir de hoje, para pessoas com 60 ou mais anos no portal do agendamento 'online´ disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Além desta faixa etária, está aberto o autoagendamento para as crianças dos 09 aos 11 anos que serão vacinadas no próximo fim de semana, altura em que os centros não vacinarão adultos, e para maiores de 50 anos que tenham levado a vacina da Janssen de dose única.

Na terça-feira, a DGS anunciou ainda que a modalidade de "casa aberta" passou também a estar disponível para a vacinação contra a covid-19 ou contra a gripe de utentes com idade igual ou superior a 65 anos.

Segundo os dados de hoje da DGS, mais de 8,6 milhões de pessoas já têm a vacinação primária completa contra a covid-19, cerca de 2,2 milhões já receberam a dose de reforço da imunização e quase 2,3 milhões foram inoculados com a vacina contra a gripe.

A covid-19 provocou pelo menos 5.328.762 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.717 pessoas e foram contabilizados 1.211.130 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 77 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).