Pesca local tem diversidade de capturas e alto valor comercial

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 13 dez 2021 (Lusa) -- A pesca artesanal local na costa Centro/Norte portuguesa apresenta uma grande diversidade de capturas, com 65 espécies de peixe e marisco, as principais com alto valor comercial, revelou um estudo da Universidade de Coimbra (UC).

O projeto ArtFish, que decorreu durante os últimos dois anos na costa atlântica entre a Nazaré e Viana do Castelo, avaliou espécies capturadas por embarcações de pesca local, que representam quase 80% da frota pesqueira nacional, envolvem um grande número de pescadores e possuem relevância ambiental, socioeconómica e cultural.

A pesca local recorre a embarcações até cerca de nove metros, que operam no mar e em águas interiores, como as embocaduras de rios, recorrendo a redes de emalhar (colocadas à superfície, suspensas por várias boias) e de tresmalho (junto ao fundo).

Segundo os dados hoje revelados à agência Lusa, as principais espécies de peixe capturadas nos cinco portos avaliados pelo ArtFish -- Castelo do Neiva e Viana do Castelo (no mesmo município), Angeiras (Matosinhos), Figueira da Foz e Nazaré -- incluem a faneca, o sargo, o robalo e a dourada, mas também a salema, congro, raia zimbreira, língua, juliana ou peixe porco.

O sargo e o robalo são, segundo o estudo, as únicas duas espécies presentes nas capturas efetuadas em todos os cinco locais avaliados, embora com quantidades diferentes: em Viana do Castelo, o sargo é a espécie mais pescada (representa cerca de 40% do total), seguida do robalo com quase 25%.

Já na Figueira da Foz, a primazia é dividida entre o sargo e a salema (cada uma com cerca de 30% do total), enquanto em Angeiras 'reina' a faneca, representando metade das capturas ali efetuadas.

O estudo, que incidiu sobre um total de 24 toneladas de pescado capturado nos cinco portos nos últimos dois anos, aponta uma redução da quantidade entre 2020 e 2021, quer por embarcação, quer por dia de pesca.

Na Figueira da Foz, onde o ArtFish registou as maiores quantidades pescadas, ao longo de 2020, o total chegou quase aos 6.000 quilos por embarcação, valor que caiu para pouco mais de 4.000 este ano. O mesmo sucedeu nas quantidades por dia de pesca, que caíram dos 125 para os 115 quilos.

À agência Lusa, Filipe Martinho, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e um dos investigadores do ArtFish, explicou que os dados do projeto incidem "só sobre a utilização de redes de tresmalho e emalhar e muitos deles [os pescadores] têm também licenças para pescar polvo", o que também fizeram.

"Estiveram muito tempo ao polvo, com estes dados parece que pescaram menos, mas é só uma utilização menor destas redes", observou.

Para além da diversidade de espécies, as conclusões do ArtFish apontam uma atividade pesqueira entre a primavera e o outono, com "baixa incidência de capturas acessórias e de indivíduos subdimensionados", principais espécies capturadas "de elevado valor comercial", destacando ainda o "contacto direto" entre os investigadores universitários e os pescadores e associações de pesca, promovendo "a transferência de conhecimento" entre ambas as partes.

Sobre a baixa captura de pescado subdimensionado, Filipe Martinho notou que os pescadores que colaboraram com o ArtFish "têm todos a perceção que têm de deixar as espécies crescer".

"Mas isso também tem um bocado a ver com as malhas [das redes] que usam, que já são relativamente grandes. Os juvenis passam e eles não os apanham", explicou.

Sobre os ganhos de um projeto como o ArtFish, o investigador do Centro de Ecologia Funcional da UC apontou o "conhecimento mais detalhado" sobre a pesca local e a "boa relação de confiança" que a ciência e os pescadores.

"Conseguimos aprender de parte a parte. Os pescadores ficam a saber o que a ciência tem para lhes transmitir, mas os investigadores ganham conhecimento da prática da pesca e ficamos todos a ganhar", afirmou Filipe Martinho.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.