Reunião ministerial da OSCE marcada por tensões e divergências com a Rússia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Estocolmo, 03 dez 2021 (Lusa) -- A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) concluiu hoje uma reunião ministerial de dois dias, sob a presidência rotativa da Suécia, marcada pela preocupação com movimentações militares russas e tensões entre participantes.

Na conclusão do evento, a ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, Ann Linde, anfitriã da reunião, expressou sentimentos mistos perante a situação atravessada pela organização de 57 membros.

Respondendo ao aumento de tensões no terreno, a OSCE ativou medidas para monitorizar os movimentos de tropas russas na Ucrânia, recordou Linde.

Os objetivos globais da presidência sueca incluíam ainda questões como a crise climática, a luta contra o antissemitismo e os direitos das mulheres.

Contudo, lamentou que não tivesse sido adotada uma resolução conjunta sobre os direitos das mulheres, devido à rejeição por parte da Rússia, por um lado, e do Vaticano, por outro.

Linde recordou que as decisões da OSCE devem ser tomadas por unanimidade, o que atrasa a adoção de resoluções e impede o progresso em "questões controversas, mas importantes".

A próxima presidência rotativa vai ser exercida pela Polónia, cujo ministro dos Negócios Estrangeiros, Zbigniew Rau, lamentou a interferência no trabalho dos observadores da OSCE na tentativa de aceder às áreas "não controladas pelo governo" da Ucrânia à volta de Lugansk e Donetsk.

A última sessão plenária, na qual intervieram os representantes dos países mediterrânicos, do norte de África e outros não integrados formalmente na OSCE, foi marcada por tensões entre Argélia e Marrocos, reflexo da deterioração das relações entre os dois países.

O embaixador argelino, Faouzi Mebarki, falou de atos de hostilidade em Marrocos, referindo-se aos recentes incidentes na fronteira e à rutura de relações de Marrocos com Argel.

O homólogo marroquino, Azzedine Farhane, respondeu acusando a Argélia de perturbar unilateralmente as relações e insistiu que Marrocos quer um diálogo que a Argélia recusa.

A forte troca de acusações teve como pano de fundo as críticas a Israel de alguns outros países não-membros da OSCE.

Um representante da Jordânia disse que apenas uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano traria prosperidade à região.

Por seu lado, o representante israelita elogiou os esforços da OSCE para combater o antissemitismo e disse que uma das principais prioridades dos israelitas era o fim imediato do programa nuclear do Irão.

Na conferência de imprensa final foi também anunciado que a Finlândia irá presidir a OSCE em 2025, no 50.º aniversário da Conferência de Helsínquia e dos acordos sobre segurança na Europa que lançaram as bases para um sistema de cooperação e resolução de conflitos, a base da OSCE.

AXYG // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.