Guerra na Ucrânia - Clique aqui e veja os pontos essenciais
Info

Greve deixa Metro do Porto "drasticamente" limitado a 03 e 07 de dezembro

Greve deixa Metro do Porto "drasticamente" limitado a 03 e 07 de dezembro
| Norte
Porto Canal com Lusa

O serviço do metro do Porto vai estar "muitíssimo condicionado" na sexta e terça-feira devido à greve dos maquinistas, revela hoje a empresa, acrescentando que a capacidade de transporte estará "drasticamente limitada" e sem os serviços mínimos.

"Devido à greve, o serviço do metro do Porto estará muitíssimo condicionado nos próximos dias 03 (sexta-feira) e 07 (terça-feira) de dezembro", revela hoje a Metro do Porto numa nota publicada no seu 'site'.

 De acordo com a empresa, as linhas azul, vermelha, verde, violeta e laranja não vão funcionar nestas datas, "existindo apenas circulações muito pontuais na linha amarela e no tronco comum entre as estações Senhora da Hora e Estádio do Dragão" devido à greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), 

"A capacidade de transporte estará drasticamente limitada, não se podendo sequer falar em serviços mínimos", garante.

Nos dois dias, a Metro do Porto disponibiliza, no entanto, um serviço de transporte "alternativo em autocarro" nos segmentos da linha vermelha e verde.

"Entre as 06:00 e a 01:00 haverá autocarros disponíveis para clientes portadores de título Andante entre a Póvoa de Varzim e a Senhora da Hora (linha vermelha), com paragens nas estações de metro da Póvoa, Vila do Conde e Senhora da Hora. De igual modo, no segmento entre o Fórum Maia e o ISMAI, existe um serviço de autocarros em vaivém, com paragens naquelas duas estações", esclarece.

A Metro do Porto refere ainda que na terça-feira, dia em que se realiza um jogo de futebol da Liga dos Campeões no Estádio do Dragão, aquela estação de metro não terá, "por motivos de segurança, qualquer serviço, permanecendo fechada".

"A Metro do Porto recomenda a utilização da rede STCP e de outros operadores rodoviários para aceder ao estádio", acrescenta.

+ notícias: Norte

Idosos mostram-se recetivos com a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19

A passada segunda-feira ficou marcada com o início da segunda dose de reforço contra a covid-19 para as pessoas com maiores de 80 anos. O Porto Canal visitou na manhã desta terça-feira o lar Anima Una, em Braga e, o diretor técnico Rafael Sousa adiantu que os idosos se têm mostrado recetivos na administração desta segunda dose de reforço. Segundo explicou o diretor técnico e enfermeiro, durante o dia de hoje "serão vacinados cerca de 50 idosos num universo de 57", visto que os restantes serão vacinados mais à frente devido ao cumprimento de períodos relativos ao facto de terem covid-19 há menos de 120 dias ou receberam a primeira dose de reforço há menos de 150 dias.

Bandeira LGBTI hasteada frente à CM do Porto para assinalar a luta contra a homofobia. Rui Moreira diz que momento representa a "forma como a cidade é aberta a todos"

A bandeira LGBTI foi hasteada na manhã desta terça-feira em frente à Câmara Municipal do Porto no dia em que se assinala a luta contra a homofobia. Rui Moreira, Autarca do Porto, esteve presente nesse momento e, em declarações ao Porto Canal referiu que o hastear da bandeira em frente à câmara representa "a forma como a cidade é aberta a todos" e manifesta uma "grande simbologia". Além disso, o autarca do Porto salientou a importância das instituições e a Câmara se associarem em causas como estas.

Empresa de resíduos conta que portugueses "estão cada vez mais sensibilizados para a necessidade de reciclar" em dia internacional da reciclagem

Esta terça-feira assinala-se o dia internacional da reciclagem e, o Porto Canal visitou a LIPOR, uma empresa de gestão de resíduos do Porto, num dos pontos onde são recebidos os materiais e feita a primeira triagem. Em declarações ao Porto Canal, Hélder Filipe, técnico da LIPOR, contou que tendo em conta os valores globais nota-se que os portugueses "estão cada vez mais sensibilizados para a necessidade de reciclar". Além disso, Hélder Filipe explicou que no que toca à diminuição do uso de plástico verifica-se "muito trabalho de prevenção em tentar substituir o plástico por outros materiais".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.