Costa diz que é preciso estar sempre atento e não afasta novas medidas para o Natal

Costa diz que é preciso estar sempre atento e não afasta novas medidas para o Natal
| Política
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro não afastou hoje introduzir novas restrições para combater a pandemia durante a época natalícia, afirmando que é preciso "estar sempre atento" caso novas medidas venham a ser necessárias, apesar de não as desejar.

Falando aos jornalistas pouco depois de participar na cerimónia de comemoração do 1.º de Dezembro, que decorreu hoje na Praça dos Restauradores, em Lisboa, António Costa foi questionado se admite restrições suplementares para o período das festas, designadamente no que se refere a restrições de viagens entre concelhos.

Na resposta, o primeiro-ministro salientou que o país já está "há quase dois anos nesta pandemia", tendo retirado duas lições: a necessidade de "adotar medidas o mais cedo possível e que perturbem o mínimo possível a vida das pessoas, o esforço de recuperação da economia e a proteção dos empregos das empresa", e a necessidade de se "estar sempre atento para ter que tomar uma nova medida caso ela venha a se tornar necessária".

"O que é que nós todos desejamos? Que ela não seja necessária. O que é que nós devemos ter presente? Que, se ela for necessária, cá estamos para adotar medidas se elas forem necessárias", referiu.

Segundo o primeiro-ministro, "é assim que o país tem vivido nos últimos dois anos" e que conseguiu "resistir de uma forma difícil, dura para toda a gente", mas onde os portugueses "têm sido exemplares na sua compreensão cívica" de que, em estado de pandemia, "cada um só se protege, protegendo os outros".

TA // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.