Morreu Frank Williams, fundador da escuderia Williams de Fórmula 1

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 28 nov 2021 (Lusa) -- O britânico Frank Williams, fundador da escuderia Williams que compete no Mundial de Fórmula 1, morreu hoje, aos 79 anos, anunciou a equipa britânica.

Francis Owen Garbatt Williams, mais conhecido por Frank Williams, "foi uma lenda e um ícone do nosso desporto", escreveu a equipa, em comunicado.

"A sua morte marca o final de uma era para a nossa equipa e para a Fórmula 1. Foi um verdadeiro pioneiro. Levou a nossa equipa a conquistar 16 Campeonatos do Mundo transformando-nos numa das equipas de maior sucesso na história deste desporto", lê-se ainda.

Sir Frank Williams morreu hoje num hospital britânico, "onde deu entrada na sexta-feira, rodeado da sua família", explicou o comunicado da equipa.

A Williams foi fundada em 1975 por Frank Williams e Patrick Head, tendo conquistado o primeiro título mundial quatro anos depois, com o piloto Allan Jones.

Por lá passaram alguns dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, como Nigel Mansell, Ayrton Senna, Alain Prost ou Nelson Piquet.

Frank Williams foi armado cavaleiro pela rainha Isabel II (Sir) em 1986, ano em que sofreu um acidente de viação que o deixou preso a uma cadeira de rodas.

Um acidente que não o impediu de ter comandado os destinos da equipa até 2013, ano em que a filha, Claire, assumiu a vice-presidência da escuderia.

Em 2020, a Williams Racing acabaria vendida ao fundo Dorilton Capital.

O presidente da F1, o italiano Stefano Domenicali, frisou que Frank Williams "foi um verdadeiro gigante" do desporto, que "superou os desafios mais difíceis da sua vida e lutou todos os dias para ganhar dentro e fora de pista".

"Perdemos um membro muito querido e respeitado da família F1 e sentiremos muito a sua falta", disse ainda o italiano.

A Williams Racing venceu sete títulos de pilotos (1980, 1982, 1987, 1992, 1993, 1996 e 1997) e nove de construtores (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997).

Soma 761 Grandes Prémios com 114 vitórias conquistadas.

 

AGYR // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.