Info

Mundial2022: Santos recusa pensar na Itália e 'agradece' que Portugal seja anfitrião

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 26 nov 2021 (Lusa) -- O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recusou hoje pensar num eventual duelo com a Itália, nos 'play-offs' de apuramento para o Mundial2022, e destacou o facto de a 'equipa das quinas' ser anfitriã diante da Turquia.

Em declarações ao canal 11, o técnico reagiu ao sorteio dos 'play-offs' europeus, que colocou a Turquia no caminho de Portugal, nas meias-finais, sendo que, em caso de triunfo, a seleção nacional defrontará na final a Itália, atual campeã europeia, ou a Macedónia do Norte, que jogam entre si na outra meia-final do caminho C.

"O próprio [Roberto] Mancini [selecionador de Itália] disse que teriam de vencer a Macedónia do Norte e, só depois, pensar onde iriam jogar, se em Portugal ou na Turquia. Temos de nos concentrar em vencer a Turquia. Esse é que é o jogo importante, para podermos estar na final. Sorteio é sorteio, portanto não vale a pena discutir se era a equipa mais forte ou não", reagiu ao canal da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Por outro lado, Fernando Santos considerou que o sorteio acabou por ser "positivo" para Portugal, uma vez que jogará em casa diante da Turquia e, caso se apure para a final, também será anfitrião da partida decisiva.

"Jogar em casa é positivo, por jogarmos perante o nosso público, mas também por evitar o desgaste das viagens naquela altura da época. Agora, é preparar bem a equipa para nos apresentarmos bem em março", disse.

Fernando Santos aproveitou para fazer um 'raio-x' ao adversário da seleção portuguesa, embora ressalvando que faltam quatro meses para os 'play-offs' e que, até lá, algumas coisas poderão mudar.

"A Turquia tem jogadores de grande qualidade. Também sabemos que, às vezes, funciona em pleno enquanto coletivo, mas noutras nem tanto. Só em março, com o decorrer do jogo, poderemos ver isso. É uma equipa que coloca sempre muitas dificuldades aos adversários. Temos de analisar as equipas. No plano teórico, são equipas que jogam em 4x3x3 e não noutro sistema", observou.

Embora confessando que preferia que os jogos dos 'play-offs' se jogassem já em dezembro, o selecionador nacional admitiu que o clima nesta altura do ano é menos 'convidativo' para as equipas, pelo que março acaba por ser "preferível para as equipas".

A finalizar, Fernando Santos reforçou uma certeza, depois de Portugal ter falhado o apuramento direto para o Mundial2022: "Não tenho dúvidas nenhumas de que Portugal vai apurar-se. E a confiança dos jogadores, de que vão colocar Portugal no Mundial, é grande."

O sorteio, hoje realizado, ditou um Portugal-Turquia nas meias-finais dos 'play-offs' europeus de apuramento para o Mundial2022, sendo que Itália e Macedónia do Norte vão defrontar-se na outra meia-final do caminho C.

No caminho A, foram sorteadas as meias-finais Escócia-Ucrânia e País de Gales-Áustria, enquanto no caminho B jogar-se-ão o Rússia-Polónia e o Suécia-República Checa.

O vencedor de cada caminho nos 'play-offs' europeus qualificar-se-á para a fase final do Mundial, ficando assim preenchidas as últimas três vagas europeias para o Qatar2022, para o qual já se apuraram diretamente 10 seleções do velho continente.

As meias-finais estão marcadas para 24 de março de 2022, em eliminatórias a um só jogo, e as finais serão realizadas cinco dias depois, em 29, também em jogos únicos.

O Campeonato do Mundo de 2022 vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 dezembro do próximo ano.

MO // NFO

Lusa/Fim

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.