Festival Authentica em Braga adiado para 2022

Festival Authentica em Braga adiado para 2022
| Norte
Porto Canal com Lusa

A primeira edição do Festival Authentica, prevista para dias 10 e 11 de dezembro, em Braga, foi adiada para 2022, por ter sido exigida testagem à covid-19, nas 24 horas anteriores, a todos os participantes, anunciou hoje a organização.

Em comunicado, a organizadora Malpevent referiu que a exigência de testagem pela Direção-Geral da Saúde (DGS) é extensiva mesmo a quem já esteja vacinado e possua o respetivo certificado.

"Tendo a empresa que elaborou o Plano de Contingência do Festival Authentica participado nos quatro eventos-piloto realizados entre abril e maio deste ano, sabemos, com fonte na experiência obtida, que a operacionalização desta medida é inviável de um ponto de vista logístico e financeiro, impedindo, infelizmente, a realização deste importante evento na cidade de Braga", acrescenta.

A Malpevent diz ainda que aquela condição "não consta das Normas e Orientações da DGS atualmente em vigor para a realização de eventos, sendo bastante mais exigente de que, por exemplo, as regras aplicáveis a outras atividades como a restauração, bares ou discotecas".

"Desta forma, o Festival Authentica viu-se obrigado a adiar a sua edição de estreia para os dias 09 e 10 de dezembro de 2022, encetando desde já todos os esforços para tentar garantir o mesmo cartaz", lê-se ainda no comunicado.

Os bilhetes já adquiridos são válidos para a próxima edição, mas quem quiser pode pedir a devolução do dinheiro.

Kodaline, Rag'n'Bone Man, James Bay, Zara Larsson, Nothing But Thieves, De La Soul e Luísa Sonza, além dos portugueses Dino D'Santigo, Mundo Segundo & Sam The Kid, ProfJam e Jimmy P., eram os nomes do cartaz anunciado para a edição de estreia.

A Malpevent diz que manifestou à DGS "inteira disponibilidade para a implementação de outras medidas para a mitigação do risco", mas não obteve qualquer resposta, pelo que teve, na quarta-feira, de acionar medidas urgentes, "de forma a minimizar os já enormes gastos ocorridos", como artistas, voos, hotéis e marketing, para "salvar a empresa e garantir os vários postos de trabalho".

A empresa "lamenta que a situação e os sinais dados pelo Governo tenham motivado as empresas nacionais a avançar com investimentos significativos, que poderão colocar em risco a saúde do setor e a segurança de milhares de postos de trabalho".

Nesta fase, a organização já estava preparada para dar início às montagens do recinto.

O festival estava marcado para o Altice Forum Braga, num espaço com uma área de 15 mil metros quadrados, que poderia acolher 25 mil pessoas, mas a organização fixara como limite máximo 18 mil.

De acordo com a mais recente atualização da norma 028/2020 da DGS, os eventos com mais de mil pessoas, em ambiente fechado, devem prever a apresentação de certificado digital ou um resultado de teste negativo.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.