Info

Gastronomia nacional mostra-se em Santarém a partir de quinta-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Santarém, 15 nov 2021 (Lusa) -- O 40.º Festival Nacional de Gastronomia (FNG) começa na quinta-feira na Casa do Campino, em Santarém, com jantares preparados por chefes, tasquinhas típicas de todo o país, animação, conferências e debates a acontecerem até dia 28.

A Câmara de Santarém, que promove a iniciativa através da empresa municipal Viver Santarém, destaca o facto de o FNG ter sido distinguido como "um dos 25 melhores festivais gastronómicos da Europa", um evento que este ano terá em funcionamento 12 tasquinhas que representam municípios e regiões do continente e das ilhas, com uma delas destinada a restaurantes do concelho de Santarém, que, todos os dias, darão a conhecer a gastronomia da região.

Nesta edição, a iniciativa "Jantar com o Chef" vai trazer a Santarém "nomes bastante conhecidos do mundo gastronómico", afirma uma nota de divulgação do FNG.

O jantar de quinta-feira, dia 18, será servido por Rodrigo Castelo, na sexta-feira estará a cargo de Vasco Coelho e Inga Martin e no sábado de Ljubomir Stanisic. Na semana seguinte, no dia 26 de novembro o jantar será servido por Noélia Jerónimo e Miguel Gameiro, terminando no dia 27 com Chakall.

Ao longo dos 11 dias do festival, decorrerão atividades como artesanato, música, espetáculos, apresentação de livros, debates, exposições, 'showcookings', conferências e vinhos, acrescenta a nota.

Como "novidade" é apresentado o espaço "Livraria", onde vão ser lançados livros e promovidas sessões de autógrafos sobre gastronomia e onde estará patente a exposição sobre a história dos 40 anos do Festival.

O evento, que disponibiliza um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, inclui vários concursos nacionais de pratos tradicionais nas modalidades "Entradas", "Sopas", "Leitões", "Marisco", "Sobremesas", "Frango Assado", "Pastéis e Empadas" e "Pratos Cozinhados", entre outros.

Com programa disponível em www.festivalnacionaldegastronomia.pt, o festival terá concertos pelos Black Mamba, João Pedro Pais, Bárbara Tinoco, Ricardo Gama & João Correia e Jessica Pina.

 

MLL // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Nova subida de internados em dia com 44 mortes e 32.758 novas infeções por Covid-19

Portugal registou 32.758 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 44 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento dos internamentos, indicam os números divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal ultrapassa "nível crítico" de gravidade da pandemia. Resposta de saúde a pessoas com outras doenças começa a ficar comprometida

Portugal ultrapassou o nível crítico no indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos, o que indica que a resposta de saúde a pessoas com outras doenças começa a ficar comprometida.

Aberto autoagendamento de vacinas para pessoas com 30 ou mais anos

O autoagendamento da toma da dose de reforço da vacina contra a covid-19 já está disponível para utentes com 30 ou mais anos no portal das marcações `online´ da Direção-Geral da Saúde, foi hoje anunciado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.