Penas de 18 e 17 anos de prisão para casal que matou mulher por asfixia em Braga

Penas de 18 e 17 anos de prisão para casal que matou mulher por asfixia em Braga
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal de Braga condenou hoje a penas de 18 anos e 17 anos de prisão um casal que em novembro de 2020 matou uma mulher por asfixia, naquela cidade, para impedir que a vítima alterasse o testamento.

A pena mais elevada, de 18 anos e oito meses, foi aplicada ao elemento masculino do casal.

A mulher foi condenada a 17 anos e seis meses.

Os arguidos, ele com 52 anos e ela com 49, foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver e burla informática.

Segundo o tribunal, a vítima, de 69 anos, tinha outorgado, em fevereiro de 2020, o testamento em nome do elemento masculino do casal, com quem teria mantido uma relação amorosa.

Posteriormente, a vítima encetou uma relação amorosa também com o elemento feminino do casal.

Entretanto, e porque a relação "se viesse paulatinamente a deteriorar", a vítima anunciou a terceiros a sua intenção de revogar o testamento e instituir a sua sobrinha como sua universal herdeira.

Os arguidos terão então "gizado um plano" para tirar a vida à vítima, antes que ela concretizasse o seu anúncio.

Um plano posto em prática na madrugada de 02 para 03 de novembro, numa altura em que a vítima dormia na residência do casal, no Fujacal, cidade de Braga.

Os arguidos colocaram-se em cima da vítima e pressionaram uma toalha embebida em lixívia na sua boca e no seu nariz, acabando por a asfixiar.

O arguido foi depois fazer alguns levantamentos numa caixa multibanco, com o cartão da vítima, enquanto a arguida se apoderou de um fio e de um anel de ouro.

Os arguidos tentaram ainda convencer duas agências funerárias a enterrarem a vítima sem ser dado conhecimento às autoridades policiais e de saúde, mas sem sucesso.

Perante isso, taparam o corpo com lençóis, meteram-no na mala do carro e foram depositá-lo num caminho estreito de terra batida, junto à residência da vítima.

Em tribunal, os dois arguidos acusaram-se mutuamente da autoria do homicídio, mas o tribunal deu como provado que agiram em coautoria.

O coletivo de juízes sublinhou a "extrema gravidade" e a "elevada censurabilidade" da atuação dos arguidos, designadamente pela utilização de um meio insidioso.

Os arguidos terão ainda de pagar indemnizações de cerca de 30 mil euros a familiares da vítima.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.