Empresários do Minho apelam ao sentido de responsabilidade em nome do PRR

Empresários do Minho apelam ao sentido de responsabilidade em nome do PRR
| Política
Porto Canal com Lusa

A Associação Empresarial do Minho (AEM) apelou hoje ao “sentido de responsabilidade” para que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não seja posto em causa na sequência do chumbo do Orçamento do Estado.

Em comunicado enviado à Lusa, a AEM, com sede em Braga, lembra que o PRR está a entrar “numa fase fundamental” e sublinha que “a vida política portuguesa não pode nunca pôr em causa este programa tão estrutural” para a economia portuguesa.

“Não podemos acrescentar às debilidades identificadas no processo de materialização deste programa uma irresponsabilidade política que prejudique a sua execução”, defende.

Para isso, a AEM apela ao “sentido de responsabilidade quer dos órgãos do Estado quer dos diversos atores da cena política portuguesa para que “não sejam postos em causa os mecanismos, projetos, financiamentos e programas a decorrer e que são estruturais para as empresas portuguesas e, consequentemente, para 80% dos cidadãos, que corresponde ao número de ativos empregados no setor privado”

“Este é o momento em que os agentes políticos têm a obrigação de demonstrarem a razão de ser da sua existência, ou seja, encontrar formas e soluções que viabilizem o país, que não estanquem o desenvolvimento económico, de forma a não porem em causa as empresas e os empregos, bem como todos os serviços, nomeadamente saúde, assistência social, educação e segurança”, acrescenta o comunicado.

O Orçamento do Estado para 2022 foi hoje chumbado, na generalidade.

“A economia tem de estar acima dos episódios políticos que venhamos a viver, sob pena de esvaziar a razão de ser do próprio sistema político”, remata a AEM.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.