Hospital do S. João no Porto com mais 100 urgências diárias do que pré-pandemia

Hospital do S. João no Porto com mais 100 urgências diárias do que pré-pandemia
| Norte
Porto Canal com Lusa

A urgência do Hospital São João, do Porto, registou nas últimas semanas uma "forte afluência, muito influenciada, também, por falsas urgências", disse hoje à Lusa fonte daquela unidade de saúde, que dá conta de "mais 100 atendimentos diários".

O aumento, disse, tem-se verificado "tanto em doentes em idade adulta como pediátrica", situação a que acresce "as falsas urgências".

"É verdade, há muita afluência de doentes graves e de doenças respiratórias, mas também há pessoas que não precisavam de vir ao hospital", acrescentou.

Analisando as últimas semanas, o Hospital São João contabilizou nos "dias úteis, em relação à pré-pandemia, ou seja, em 2019, altura em que somavam 460 atendimentos diários em urgência, mais 100 doentes por dia".

"Tem sido sempre acima dos 500 doentes", assinalou a fonte, um dia depois de as urgências do Hospital Eduardo Santos Silva, na cidade vizinha de Vila Nova de Gaia, terem registado uma procura "quatro vezes superior" ao habitual.

"Hoje tivemos um pico de afluência brutal. Foi quatro vezes mais do que é normal. Foram, essencialmente, doentes prioritários", disse na quarta-feira à Lusa fonte daquela unidade hospitalar.

Reportando-se à área laranja daquele hospital, a fonte esclareceu que a sala "está programada para ter 32 ou 34 camas e que, normalmente, nunca estão ocupadas na totalidade, sendo o normal estar a atender 20 pessoas". Na quarta-feira "chegou a ter 80 pessoas", disse a mesma fonte, segundo a qual a situação ficou normalizada pelas 19:00 e hoje não se repetiu.

Segundo a fonte, os casos que hoje chegaram ao hospital "são das mais variadas patologias e quase todos doentes com debilidades".

Contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte admitiu ter havido "um pico" de procura no hospital de Gaia, mas que este terá sido esporádico.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.