Info

Jordânia interceta pela primeira vez 'drone' com drogas da Síria

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Amã, 21 out 2021 (Lusa) -- O exército da Jordânia intercetou na fronteira com a Síria um avião não tripulado carregado de droga que os contrabandistas tentavam fazer entrar no reino, utilizando pela primeira vez um 'drone', indicaram hoje as forças armadas.

"O exército jordano conseguiu controlar o 'drone' e derrubá-lo" na fronteira nordeste do país e, "após inspecionar a área, encontrou vários narcóticos", refere um comunicado divulgado pela instituição na Internet.

A nota não dá mais pormenores sobre a operação ou a droga encontrada, mas a Jordânia é ponto de destino e de passagem para o tráfico de drogas, sobretudo o Captagon, uma anfetamina que inibe a sensação de medo e de fadiga, conhecida como a "droga dos 'jihadistas'".

O exército jordano já intercetou dezenas de carregamentos de drogas à entrada na fronteira com a Síria, mas esta foi a primeira vez que detetou a utilização de 'drones' para o contrabando.

A Síria tornou-se um centro de produção de drogas devido à instabilidade no país decorrente da guerra desencadeada em 2011 e exporta para todos os seus vizinhos através das fronteiras porosas com o Iraque, Líbano, Jordânia e Turquia, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cientistas descobrem anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19

Uma equipa internacional de cientistas descobriu anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19, incluindo esta última variante Ómicron, um estudo que foi desenvolvido por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA

Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos pede "libertação imediata" do PR do Burkina Faso

Genebra, 25 jan 2022 (Lusa) - A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, apelou hoje à "libertação imediata" do Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, deposto por um golpe militar este fim de semana.

Polícia britânica está a investigar "festas" durante pandemia em Downing Street

Londres, 25 jan 2022 (Lusa) - A polícia britânica anunciou hoje que está a investigar as presumíveis festas organizadas em Downing Street durante os períodos de confinamento impostos no âmbito da pandemia, situação que está a colocar sob forte pressão o primeiro-ministro Boris Johnson.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.