Financiamento do Estado foi de 6,2 mil ME até agosto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 out 2021 (Lusa) -- As administrações públicas financiaram-se em 6.200 milhões de euros até agosto, valor que compara com 7.800 milhões de euros registados em igual período de 2020, informou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Segundo os dados do BdP, este financiamento foi obtido junto de bancos residentes (11.700 milhões de euros).

Em contrapartida, o financiamento concedido às administrações públicas pelos outros setores da economia, sobretudo pelo restante setor financeiro (não bancos), foi negativo em 3.400 milhões de euros.

De acordo com o banco central, também o financiamento líquido do exterior às administrações públicas foi negativo em 2.100 milhões de euros.

"Um financiamento líquido negativo indica que as administrações públicas, em termos líquidos, adquiriram mais ativos financeiros do que emitiram passivos, ou seja, as administrações públicas utilizaram parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia", explica o BdP.

Uma análise por instrumento demonstra, por sua vez, que as administrações públicas se financiaram através da emissão de títulos, no montante de 1.300 milhões de euros, e do aumento de empréstimos deduzidos de depósitos, no montante de 4.900 milhões de euros, acrescenta.

O BdP atualiza os dados sobre o financiamento das administrações públicas até setembro em 22 de novembro.

PD // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.